Educação ambiental é o foco da programação de julho do Mangal
Um mês de férias diferente, em contato com a natureza e aprendendo sobre o meio ambiente de forma lúdica e divertida. Essa é a proposta da programação de julho do Mangal das Garças. Em julho, cerca de 300 crianças estarão reunidas no parque zoobotânico para participar de atividades com foco na conscientização ambiental. Promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da organização social Pará 2000, a programação é totalmente gratuita e tem a parceria da organização não governamental (ONG) No Olhar.
Na primeira quinzena, ocorre a tradicional Colônia de Férias do Mangal, na qual serão formadas duas turmas, uma entre os dias 7 e 11 e a outra de 14 a 18 de julho. Neste ano, a atividade contempla 50 crianças de 5 a 9 anos e tem como lema “Mangal das Garças, minha tribo”, que pretende levantar uma discussão relevante para a infância: a importância de respeitar e valorizar os índios nativos da região.
Durante a semana da colônia, estão previstas diversas atividades voltadas para a preservação do meio ambiente e valorização da cultura indígena. Uma das ações é a construção de brinquedos e peças artesanais reaproveitando materiais recicláveis. Cada participante também terá oportunidade de exercitar o lado artístico, usando o tema da colônia para personalizar a sacola e caneca que serão usadas no decorrer da semana. A programação também será uma oportunidade de conhecer mais sobre os índios, com contação de histórias que retratam os hábitos e lendas dos povos nativos.
Tendo a educação ambiental como foco da programação, as crianças conhecerão os espaços internos do Mangal e, a cada dia, poderão aprender sobre um dos animais que moram no parque, descobrindo curiosidades e dicas de cuidado e preservação da fauna. Um dos momentos mais esperados é o Circuito de Cordas, em que os participantes poderão exercer o espírito aventureiro e aprender dicas sobre sobrevivência na selva.
No fim da programação, cada criança recebe título e carteira de Embaixador da Natureza. Válido por um ano, o documento permite acesso gratuito aos espaços e programações do Mangal e é um símbolo do novo desafio que a criança tem pela frente: o de zelar pelo meio ambiente e levar este compromisso a toda a família.
Na segunda quinzena do mês, a programação de férias continua com oficinas educativas entre os dias 21 a 24 e 28 a 31. A cada dia, 25 crianças participarão de atividades de construção de materiais e conhecerão os espaços do Mangal aprendendo sobre a importância de preservar e cuidar da natureza.