Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Arcon faz entrega de concessão de transporte em Santo Antônio do Tauá

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/07/2015 17h58

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) entregou na manhã desta quinta-feira, 2, a autorização de transporte à Cooperativa de Transportes de Santo Antônio do Tauá (Cooptauá). A assinatura do contrato permite à empresa a implantação da linha que faz o trajeto de Santo Antônio do Tauá a Belém, e vice-versa, com saída e chegada nos Terminais Rodoviários das duas cidades. 

O evento foi realizado na Câmara de Vereadores do município, e teve as presenças do diretor geral da Arcon, Andrei Gustavo Castro, do diretor de Controle Financeiro e Tarifário, José Croelhas, da gerente de transporte, Marta Sales, do presidente da Cooptauá, Francisco Alcântara, do prefeito da cidade Sérgio Hideki Hiura, além de vereadores e cidadãos do município.

A linha já começou a operar, com tarifa de R$ 6,00 e direito a gratuidades e meia passagem para estudantes. A Cooptauá requereu linha há alguns anos, e apresentou à Arcon o estudo de viabilidade para então obter a autorização, que foi concedida neste ano. Além da aquisição dos veículos, a cooperativa tem garagem própria para os carros, manutenção de veículos e reformou o terminal de passageiros da cidade.

Andrei Castro disse que a concessão de transporte para Santo Antônio do Tauá foi um compromisso do governador Simão Jatene e para o qual ele pediu prioridade. “Ter transporte regularizado, com boas condições e legalizado é um antigo anseio dos moradores deste município. O governador nos recomendou que essa demanda tivesse nossa atenção, e a Arcon, no seu papel de dar melhores condições dos usuários se locomoverem, cuidou para que isso se tornasse realidade”, relembrou o diretor.

“Esse serviço é para a população. É por ela que estamos aqui. Cuidem e olhem por ele. Os usuários são os nossos fiscais. Se houver problemas, nos avisem, nos comuniquem. Façam as informações chegar à nossa ouvidoria que, com certeza, nós vamos buscar meios de melhorar”, acrescentou Andrei Castro.

O prefeito Sérgio Hiura relembrou o apoio que teve do Governo do Estado, que sempre foi aberto às reivindicações do governo municipal e moradores, na questão da melhoria do transporte intermunicipal, e enfatizou o início das atividades da Cooptauá. “A cooperativa cumpre também aqui um trabalho social, com a geração de emprego e renda para os cerca de 80% de seus funcionários, que são moradores do município. Além disso, a empresa reserva uma cota de passagens para os nossos serviços sociais”, informou o prefeito.

Para Francisco Alcântara, ter transporte de boa qualidade nunca é demais, mas ter transporte legalizado é melhor ainda. “Estamos vendo aqui, hoje, uma vitória. Foi uma longa negociação para que conseguíssemos nosso intuito, junto com os companheiros da cooperativa. Agradecemos à Arcon que acreditou no nosso trabalho e vamos continuar nossa missão e manter esse serviço que é um bem essencial para a população”, explicou.

A empresa atuará com dez veículos semi-urbanos – micro-ônibus - de média capacidade, e mais dois reservas. Os veículos irão rodar diariamente das 4h30 às 23h, em intervalos de 30 em 30 minutos.