Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REVITALIZAÇÃO

Visitação é suspensa para que as obras avancem no Parque do Utinga

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/07/2015 14h16

Devido ao avanço das obras de revitalização do Parque Estadual do Utinga (PEUt), em Belém, a partir deste domingo, 5, a visitação ao espaço ficará suspensa, até que seja concluída a recuperação da pista central, principal via de acesso aos diversos espaços do parque. Após a reforma, a via ganhará um tipo de piso especialmente preparado para receber o fluxo veículos, ciclistas e pedestres. Além disso, neste domingo também terá início o trabalho de renovação da rede elétrica. A visitação deve ser reaberta em outubro, já com novidades.

Apesar do transtorno causado pelas obras, o trabalho garantirá a melhoria da qualidade dos serviços ofertados pelo PEUt a à população. De acordo com o gerente do espaço, Júlio Meyer, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Idefor-Bio), responsável pela manutenção do Utinga, a revitalização segue em pleno andamento e dentro do cronograma inicialmente estipulado. “Como havíamos informado antes, esse era um processo que já estava previsto, com o avanço das obras, que chegaram ontem no trevo. Agora elas seguem até a entrada”, informa.

Meyer destaca, ainda, que os frequentadores do parque têm sido avisados de todas as medidas tomadas por conta das obras. Logo na entrada, uma placa informa os pontos e as datas para todas as suspensões, desde o início das obras. “Essa é a terceira medida, mas as anteriores eram parciais. Hoje, a gente suspende totalmente o funcionamento, mas com toda tranquilidade por saber que não é por falta de competência, e, sim, por uma melhoria no serviço, que beneficiará a todos, desde as intitulações que estão instaladas aqui até as pessoas que frequentam o espaço, sobretudo, nos finais de semana”, destaca.

Além da revitalização da via principal, o projeto prevê a construção de um pórtico de entrada, duas estruturas de acolhimento emersas sobre um grande lago. Nelas terão, entre outras coisas, lojas de conveniência e um auditório para receber visitantes e estudantes. No novo complexo, também está previsto um estacionamento para cerca de 700 veículos. Já a nova pista, que anteriormente apresentava problemas com drenagem, será toda revitalizada, passando a ser intertravada com pavers e blocos preparados para receber a demanda de público. A obra está orçada em R$ 35 milhões.