Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Colônia de Férias do Mangal incentiva o voluntariado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/07/2015 12h31

Além de ser uma opção de lazer nas férias escolares, a Colônia de Férias do Mangal das Garças tem um propósito ainda maior: o de promover a conscientização ambiental ainda na infância. As crianças que participam da programação tornam-se Embaixadores da Natureza, passando a integrar o Clubinho do Mangal, onde recebem a missão de cuidar do meio ambiente e levar o aprendizado da Colônia para a família e amigos.

Entre os valores repassados e praticados dentro do Clubinho está também o exercício do voluntariado. Os Embaixadores do Mangal podem participar da Colônia de Férias como monitores, auxiliando os novos participantes e transmitindo o conhecimento adquirido para as outras crianças. “Faz parte da missão do parque formar pessoas conscientes do seu papel na sociedade e na relação com o meio ambiente. Se todos nós pudermos fazer um pouquinho chegaremos a grandes resultados. Essa proposta é um incentivo ao espírito de solidariedade e de responsabilidade social que eles vão poder adquirir através do voluntariado”, explica Gabriela Landé, presidente da Pará 2000, Organização Social que administra o Mangal.

As crianças que tiverem interesse em participar da programação como voluntários devem comparecer ao Mangal das Garças, acompanhadas dos pais ou responsável, neste domingo, 5, às 9h. Pelo fato das vagas serem limitadas, os embaixadores passarão por uma pequena seleção, após serem orientados a respeito das missões de um voluntário.

Novos embaixadores

Também no domingo, a equipe da organização da Colônia reunirá com as crianças que vão participar da primeira turma, entre os dias 7 e 11 de julho. Será um momento de esclarecimento e orientações para as crianças e pais a respeito da programação. A reunião será às 9h30 em frente ao Memorial da Navegação.

A Colônia

Neste ano, a Colônia de Férias do Mangal ocorre de 7 a 11 e de 14 a 18 de julho, atendendo 25 crianças em cada turma. Na segunda quinzena do mês, as atividades continuam com Oficinas Educativas entre os dias 21 a 24 e 28 a 31. Destas, participarão 25 crianças por dia.

Toda a programação é voltada para a educação ambiental e neste ano tem como tema “Mangal das Garças: minha tribo”, uma iniciativa de valorização da cultura indígena. Realizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura (Secult) e por meio da Organização Social Pará 2000, a programação é totalmente gratuita.