Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO

Esquema de segurança garante tranquilidade a banhistas em Outeiro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/07/2015 15h15

A manhã de sol intenso deste sábado, 4, que marca de fato a abertura do primeiro final de semana do veraneio paraense, levou uma grande quantidade de pessoas às praias do distrito de Outeiro, na Região das Ilhas de Belém. Na Praia Grande, por exemplo, uma das mais tradicionais do distrito, devido à maré cheia, a faixa de areia próxima da água foi disputada pelas famílias, sobretudo no final da manhã. E para garantir a segurança dos veranistas, um aparato especial foi montado pelos órgãos de segurança. Somente a Polícia Militar destacou um reforço de 400 homens, divididos entre os turnos da manhã e tarde.

De acordo com o capitão Rodrigo Ribeiro, chefe do policiamento de Outeiro, nenhuma ocorrência grave foi registrada. “O maior movimento é no domingo e, principalmente, na segunda, quando as festas começam cedo. Mas até aqui, apesar de ainda estarmos bem no início do veraneio, a avaliação é positiva. Desde ontem (sexta) o distrito está bastante tranquilo, mas estamos preparados para toda e qualquer eventualidade. Vamos manter esse reforço de sexta a segunda”, informou, acrescentando que, além do reforço de pessoal, a equipe conta com o apoio de viaturas e motos.    

Para inibir a ocorrência de crimes no distrito foi montada a “Ação Duas Rodas”, na estrada de acesso à Outeiro. A operação reúne homens da Polícia Militar, agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), além de uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), que aproveitou para distribuir preservativos e fôlderes educativos. O fluxo de veículos em direção ao distrito só se intensificou no final da manhã, com uma média estimada em cerca de 20 carros por minuto.

Nas seis praias de Outeiro (Grande, Amor, Barro Branco, Brasília, Artistas e Paraíso), o Corpo de Bombeiros garantiu a vigilância dos banhistas e também ações educativas voltadas à população. Além disso, uma embarcação e uma viatura de resgate estão a postos para qualquer eventualidade. Durante a manhã, o tenente Antoniel Nascimento informou que nenhuma ocorrência foi registrada. “Esse trabalho integrado deu certo ano passado, quando conseguimos fechar julho sem nenhum óbito nas praias de Outeiro. Este ano, nosso trabalho será feito no sentido de repetir esse feito”, destacou.  

Entre guarda-vidas, voluntários da Cruz Vermelha e agentes da Defesa Civil de Belém, cerca de 100 militares e civis atuam conjuntamente na entrega das pulseiras de identificação às crianças. Segundo Nascimento, ano passado, diariamente, cerca de 40 crianças foram dadas como perdidas pelos pais. “Sabemos que a pulseirinha vem ganhando cada vez mais a adesão das famílias, mas ainda não são todos os pais que vem até nossa barraca para pegar o acessório, aí acabam bebendo e se descuidando dos filhos. Para evitar isso, também estamos percorrendo a extensão das praias para distribuir as pulseiras”, diz.

A funcionária pública Lucidalva Gadelha, de 48 anos, não esperou e foi até a barraca central dos Bombeiros montada na Praia Grande para garantir a pulseirinha da neta, Lorrane Sofia, 8, e da sobrinha, Tamires, 11. “Com criança a gente não pode descuidar. Prefiro vir com ela e com a minha família em dias de semana, quando está mais calmo, sem toda essa quantidade de gente, mas hoje ela (Lorrane) estava empolgada para vir por conta de uma programação que ia ter e eu decidi trazer. Apesar da gente sempre frequentar, e essa pulseira é uma segurança mais”, ressaltou Lucivalda.  

Pro Paz

Entre as atividades ofertadas às crianças e aos adolescentes, estava uma programação recreativa, especialmente montada pela Fundação Pro Paz. Em uma quadra montada na areia, dezenas de crianças se divertiram com as brincadeiras comandadas pelos arte-educadores da Fundação. A estudante Beatriz Lobato, de 13 anos, que aguardava a vez de entrar no jogo, estava empolgada com a atividade. “Na verdade, estou esperando meus amigos para brincar. Cheguei mais cedo, mas amanhã a gente vem junto e aí já começamos cedo”, revelou.

Darlei Quintas, técnico do Pro Paz, informou que durante a semana uma equipe percorreu diversas escolas do distrito avisando gestores e pais sobre a programação. Além de Outeiro, Mosqueiro também receberá a programação. “A ideia é agregar a cultura de paz no momento em que criança está sem nenhuma atividade. Muitos pais acabam priorizando o seu próprio relaxamento e acabam se esquecendo do lazer dos filhos, aí entra o Pro Paz com atividades lúdicas e educativas e, ao mesmo tempo, preventivas, principalmente num espaço como esse,  de grande movimentação”, explicou.

No distrito vizinho de Icoaraci, o Pro Paz também ofertou uma programação especial à população, na sede do Clube Recreativo Olariense. No local, as pessoas tiveram acesso à serviços de saúde e cidadania, entre eles, a emissão de documentos (RG, CPF e Carteira de Trabalho), atendimento jurídico, testes rápidos, vacinação e atendimento clínico, pediátrico e ginecológico. A ação iniciou por volta das 8 horas e seguiu até as 13 horas. Em Icoaraci, uma unidade móvel reforçou a segurança na orla, principal ponto de movimentação de pessoas.