Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENTRADA GRATUITA

Casa das Artes apresenta o espetáculo de dança “Quando a canção vira corpo: Fragmentos de Elis Regina”

Espetáculo é fruto de uma parceria entre a FCP e a ETDUFPA. As apresentações irão ocorrer nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, às 18h.

Por Aycha Nunes (FCP)
20/02/2026 15h51

A Casa das Artes, localizada no bairro de Nazaré, em Belém, recebe nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, o espetáculo “Quando a canção vira corpo: Fragmentos de Elis Regina” com sessões gratuitas, às 18h. O espetáculo é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural do Pará e a Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) e é resultado da prática de montagem do curso de licenciatura.

A proposta da obra é revisitar, sob uma perspectiva sensível e corporal, a trajetória artística e humana de Elis Regina. Em vez de buscar a imitação fiel da cantora, a montagem permite que sua memória, voz e intensidade atravessem os intérpretes e o público. Ao transformar canções em movimentos, o espetáculo investiga como a música pode se tornar gesto, emoção e narrativa física, revelando as múltiplas camadas que constituíram Elis como artista, mulher e sujeito político em seu tempo.

Mais do que reconstituir episódios biográficos, a encenação convida o público a experimentar as tensões emocionais, sociais e históricas que marcaram a trajetória da intérprete. A música surge como ferramenta de resistência cultural e política, reafirmando a permanência de Elis Regina como fenômeno artístico e simbólico, cuja voz continua a ecoar nas práticas contemporâneas que entendem a arte como espaço de criação, crítica e liberdade.

Considerada uma das maiores intérpretes da música popular brasileira, Elis Regina (1945–1982) destacou-se pela potência vocal, intensidade interpretativa e presença cênica singular. Iniciou a carreira ainda na infância, ganhou projeção nacional na década de 1960 e tornou-se símbolo de uma geração em meio ao contexto da ditadura militar no Brasil. Sua voz deu vida a composições que abordavam desigualdades, afetos, memórias e esperanças, consolidando um legado que permanece vivo na música e em diversas expressões artísticas do país.

Serviço:

Espetáculo: “Quando a canção vira corpo: Fragmentos de Elis Regina”

Datas: 28 de fevereiro e 01 de março

Horário: às 18h

Local: Casa das Artes - R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 - Nazaré, Belém

Entrada franca

Texto de Maurício Carvalho / Ascom FCP