Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Sectet lança Capacita Pará e amplia oportunidades de qualificação gratuita

Nesta primeira oferta, os cursos são realizados em Belém, Icoaraci e Castanhal, em unidades da rede estadual de Ensino Técnico

Por Bruna Ribeiro (SECTET)
20/02/2026 14h03

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) lança o Capacita Pará, programa estadual de qualificação profissional que passa a integrar de forma permanente a política pública de formação e inclusão produtiva no Estado. A iniciativa fortalece o compromisso do Governo do Pará com a geração de oportunidades, a ampliação da empregabilidade e o desenvolvimento socioeconômico por meio da educação profissional gratuita e de qualidade. As inscrições podem ser realizadas neste site

O Capacita Pará é voltado à qualificação de jovens, adultos e trabalhadores em situação de vulnerabilidade social, oferecendo formação 100% gratuita, nas modalidades presencial e online. Ao longo de sua execução, o programa irá ofertar mais de 40 cursos nas 12 regiões de integração, estruturados em cinco eixos estratégicos: Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Produção e Infraestrutura; Informação e Comunicação; e Ambiente e Saúde. As áreas foram definidas a partir das vocações econômicas regionais e das demandas atuais do mercado de trabalho, garantindo que a formação esteja alinhada às oportunidades reais de inserção profissional.

Para o secretário da Sectet, Victor Dias, o programa representa um avanço estratégico na política de desenvolvimento do Estado. “O Capacita Pará nasce com a missão de transformar qualificação em oportunidade real. Estamos estruturando uma política permanente, que dialoga com as vocações das nossas regiões e prepara a população para ocupar os espaços que o próprio crescimento do Pará está gerando. Não se trata apenas de ofertar cursos, mas de garantir acesso, qualidade e inserção produtiva”, destacou.

Primeira oferta de cursos - Nesta primeira oferta, os cursos são realizados em Belém, Icoaraci e Castanhal, em unidades da rede estadual de Ensino Técnico. Em Belém, as turmas acontecem na Escola Vilhena Alves, com os cursos de Assistente Administrativo e Recepcionista; na Escola Anísio Teixeira, com Empreendedorismo para Pequenos Negócios e Condutor de Turismo Local; e na Escola Dr. Celso Malcher, com Capacitação em Emergências - Combate a Incêndios e Primeiros Socorros e Inteligência Artificial.

No distrito de Icoaraci, na Escola Prof. Francisco das Chagas Azevedo (Cacau), estão sendo ofertados os cursos de Cuidador de Idoso e Processamento de Frutas e Vegetais. Em Castanhal, na Escola São Lucas, o curso oferecido é o de Gastronomia.

Além da estrutura pedagógica e da organização curricular, o Capacita Pará também investe na qualificação do seu corpo docente. Antes do início das aulas, os instrutores participaram de formações específicas voltadas ao alinhamento metodológico, atualização de conteúdos e estratégias de ensino, garantindo uma abordagem didática mais eficiente, humanizada e conectada às realidades dos alunos.

“Nos preocupamos em iniciar essa etapa com bases sólidas, garantindo que cada unidade estivesse preparada para receber os alunos. Além da definição estratégica dos cursos, investimos na preparação pedagógica dos nossos docentes, promovendo encontros formativos e alinhamentos técnicos antes do início das aulas. Isso assegura mais segurança didática, integração entre as equipes e uma experiência de aprendizagem mais consistente para os estudantes”, destacou Andrey Rabelo, coordenador do programa.

Legado COP30 - O Capacita Pará consolida a experiência exitosa do Capacita COP30, que qualificou quase 46 mil pessoas em todo o Estado, e amplia essa estratégia como ação permanente. A proposta é fortalecer cadeias produtivas, estimular o empreendedorismo, ampliar a renda e promover inclusão social por meio da qualificação profissional estruturada, planejada e alinhada ao desenvolvimento do Pará.