Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PÚBLICA

Programa Forma Pará transforma acesso ao ensino superior no Estado

Atualmente, a iniciativa do Governo do Pará, via Sectet, conta com 168 turmas em andamento em vários municípios

Por Kátia Aguiar (COHAB)
20/02/2026 08h00

Municípios paraenses que, historicamente, não contavam com universidades públicas, passaram a oferecer, por meio do Programa Forma Pará, cursos de graduação, com a promoção de inclusão social, redução das desigualdades e desenvolvimento local. A iniciativa do governo do Estado, desenvolvida e gerida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), transforma e democratiza o acesso ao Ensino Superior no Pará.

O Programa já ofertou 202 turmas, distribuídas em 174 cursos de graduação, alcançando 11 regiões. Atualmente, o "Forma Pará" conta com 168 turmas em andamento, garantindo a formação de profissionais que, geralmente, permanecem em seus municípios de origem e contribuem diretamente para o fortalecimento dos serviços públicos e da economia local.

Já são mais de 200 turmas de profissionais formados pela iniciativa do Governo do Pará

“O 'Forma Pará' é uma política pública estratégica que garante oportunidades onde antes não existiam. Ao levar o Ensino Superior para o interior, o programa reduz desigualdades regionais, fortalece o desenvolvimento local e forma profissionais qualificados, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta Nicelma Oliveira, coordenadora em exercício da iniciativa.

Programa oferece formação em várias áreas do conhecimento

Oportunidade - O estudante Lucas Santos, do município de Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó, se formou no curso ‘Tecnologia em Agroecologia’. “Foi muito boa a oportunidade oferecida pelo Forma Pará. Todos os professores eram excelentes e prestativos. Durante as férias, conciliei os estudos e conquistei a formação. Foi uma experiência incrível”, conta.

Em 2025, o Programa contemplou 16 turmas de graduação formadas, somando 443 novos profissionais graduados, ampliando o impacto da iniciativa e reforçando o compromisso com a interiorização e a qualificação da mão de obra no Estado. Os cursos ofertados são definidos a partir das demandas apresentadas pelos municípios, o que faz com que a procura varie conforme a realidade regional.

O Bacharelado em Enfermagem é um dos cursos com maior número de ofertas, presente em diversos municípios. Em Curuçá, nordeste paraense, Carol Carvalho aproveitou para alcançar a formação na área. “Foi uma oportunidade ímpar e de grande impacto na minha vida. Poder ter estudado aqui no meu próprio município foi o fator de maior relevância pra mim. Pouco tempo depois já consegui meu primeiro emprego e o fato de ter um nível superior me trouxe um melhor salário”, disse Carol.