Coordenação do Prêmio Professor Samuel Benchimol visita a direção da Fapespa
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) recebeu nesta terça-feira, 7, a visita da equipe que coordena os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente para discutir a participação da Fundação no evento. A premiação, que completa 12 anos em 2015, é uma das mais celebradas iniciativas e homenageia o pesquisador, empresário e professor Samuel Benchimol, que foi um dos mais notáveis pesquisadores do Brasil.
O presidente da Fapespa, Eduardo Costa, ressaltou que a Fundação está de portas abertas a esta parceria e sinalizou que a instituição pretende viabilizar o apoio à realização das novas edições da premiação, que representa um estímulo a mais para o pesquisador mostrar o trabalho que desenvolve e também os resultados alcançados.
Para o professor José Rincón Ferreira, coordenador da premiação, a Fapespa tem grande expressividade, tendo em vista que fomenta e ampara pesquisas de grande relevância para a região. “Sabemos que o Pará tem a maior comunidade científica da Amazônia e com esse apoio poderemos potencializar o desenvolvimento científico na região”, reiterou o professor.
Prêmio Professor Samuel Benchimol
Reconhecidamente um dos grandes pensadores da Amazônia, o professor Samuel Benchimol deixou 109 títulos, com uma obra caracterizada por ser sempre atual. No intuito de manter essa memória, o prêmio que carrega o nome do pesquisador é realizado anualmente. A edição deste ano está prevista para o mês de novembro, em Rondônia. No próximo ano, o evento de premiação será realizado em Belém.
O Prêmio Professor Samuel Benchimol inclui duas categorias de premiação. Uma para a identificação de projetos inovadores nas áreas ambiental, econômico-tecnológica e social, e outra para reconhecimento de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da região.
As inscrições para este ano seguem até o dia 30 de agosto e os valores das premiações aproximam-se de R$ 400 mil. O regulamento completo e as inscrições estão disponíveis no site: www.amazonia.mdic.gov.br.