Colônia de Férias do Mangal ajuda a preparar os futuros defensores da natureza
A programação da Colônia de Férias do Mangal das Garças iniciou nesta terça-feira, 7, com a missão de formar novos Embaixadores da Natureza. Até o próximo sábado, 11, um grupo de 25 crianças na faixa de cinco a nove anos participarão de diversas atividades lúdicas voltadas para a educação ambiental. A edição deste ano tem como tema “Mangal das Garças: minha tribo” e conta também com outra turma, que se formará de 14 a 18 de julho, além das Oficinas Educativas na segunda quinzena do mês. Toda a programação é oferecida gratuitamente pela Organização Social Pará 2000, que administra o Mangal.
No primeiro dia de atividades, as crianças desenvolveram um trabalho de personalização dos objetos que serão utilizados no decorrer da semana, como canecas, bolsas e coletes. No Corredor da Metamorfose, novo espaço do parque, elas também tiveram a oportunidade de conhecer a vida e ciclo evolutivo de uma das principais espécies em exposição no Mangal: as borboletas.
Para Mariana Leal, 9 anos, participar da Colônia de Férias é uma oportunidade única. “Eu acho muito legal estar aqui, porque a gente aprende muita coisa. Eu, por exemplo, quero aprender a reciclar, colorir melhor e também saber mais coisas sobre como plantar e cuidar dos bichos”, destacou a menina. Após uma semana de programação, os participantes receberão a carteirinha de Embaixadores da Natureza e passarão a integrar o Clubinho do Mangal.
“Uma das missões do Mangal das Garças é justamente a de ser um espaço de absorção e transmissão de conhecimento. As crianças que estão participando da Colônia serão os futuros Embaixadores da Natureza, e aqui elas adquirem informações que vão torná-las cidadãs mais conscientes do seu papel na sociedade e na relação com o meio ambiente”, ressalta Gabriela Landé, presidente da Pará 2000.
<