FCP promove oficinas carnavalescas com foco em criatividade e sustentabilidade
Atividades gratuitas ocorrem nos dias 11 e 12 de fevereiro, em Belém, e são voltadas ao público infantil e suas famílias
A Fundação Cultural do Pará (FCP) realiza, nos dias 11 e 12 de fevereiro, uma programação especial para o público infantil com oficinas de confecção de máscaras e adereços carnavalescos. As atividades serão realizadas no Curro Velho e na Biblioteca Pública Arthur Vianna, com acesso gratuito, e têm como objetivo promover lazer, criatividade e integração cultural entre crianças, jovens e seus familiares.
Com foco no uso consciente dos recursos, todas as oficinas utilizam materiais recicláveis, como papelão, tintas e plásticos reaproveitados. A proposta busca estimular a consciência ambiental e dar nova vida a materiais que seriam descartados, resultando em adereços únicos, repletos de identidade e criatividade.
“A gente busca mudar o formato, sair da máscara comum e incentivar a criatividade dos participantes. Com isso, trabalhamos o reaproveitamento de materiais recicláveis e contribuímos para o desenvolvimento das crianças e jovens, para que, futuramente, eles mesmos possam levar esse conhecimento e até ministrar oficinas em suas comunidades”, destacou Max Saraiva, assistente cultural da Fundação Cultural do Pará.
Tradição no calendário cultural
As oficinas já são tradição no período carnavalesco da instituição. “Todo carnaval a gente realiza essas oficinas aqui na Fundação. O trabalho é feito com material reciclado, utilizamos papelão, tinta, plástico e transformamos isso em máscaras e adereços carnavalescos”, explicou Max.
Programação
Quarta-feira (11/02), às 15h
Oficina de Adereços de Carnaval
Local: Biblioteca Carmen Sousa, no Curro Velho (Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 – Telégrafo)
Quinta-feira (12/02), às 9h e 14h
Oficina de Confecção de Máscaras de Carnaval
Local: Biblioteca Pública Arthur Vianna (Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré)
Ambas as oficinas são abertas ao público e gratuitas, incentivando a participação de toda a comunidade.
Texto: Matheus Maciel - Ascom/FCP
