Governo do Pará incentiva torcedores a realizarem biometria facial que dará acesso ao Mangueirão
Sistema será obrigatório a partir de março; cadastro já está disponível online e garante entrada sem ingressos físicos
O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), deu início à campanha de cadastramento para a Biometria Facial do Estádio Olímpico do Pará – Mangueirão. A ação é voltada a todos os torcedores que frequentam o estádio.
Ao todo, 106 leitores de reconhecimento facial já estão instalados na estrutura do maior estádio do Pará. O sistema será utilizado, em caráter de jogo-teste, na partida entre Clube do Remo e Internacional, marcada para o dia 25 de fevereiro, às 19h.
O primeiro jogo oficial com a utilização obrigatória do sistema de reconhecimento facial no Mangueirão será o confronto entre Clube do Remo e Fluminense, marcado para o dia 12 de março, às 19h. A partir desta partida, todos os torcedores somente poderão acessar o estádio por meio da biometria facial, não sendo permitida a utilização de ingressos físicos, cartões ou outros meios.
A implantação da biometria facial marca uma nova fase na gestão e operação do Mangueirão, unindo tecnologia, segurança e comodidade ao público dos eventos esportivos e culturais realizados no estádio.
O sistema de reconhecimento facial foi fornecido pela empresa Imply e conta com monitoramento nas catracas, identificação biométrica dos espectadores e uma central técnica de informações. A tecnologia também possibilita o monitoramento por imagem do público presente, além do cadastramento biométrico dos torcedores.
Passo a passo
Para utilizar o sistema, o torcedor deverá realizar o cadastro prévio da biometria facial, por meio do link mangueirao.eleventickets.com. O processo é simples, rápido e pode ser feito pelo celular.
O torcedor deverá:
- Inserir corretamente os dados pessoais, com e-mail válido;
- Apresentar documento oficial com foto (RG ou CNH). Para estrangeiros, será exigido passaporte;
- Realizar o escaneamento facial em local bem iluminado;
Evitar o uso de acessórios, como chapéus e óculos.
Para a conclusão do cadastramento, será necessário o pagamento de uma taxa única de manutenção e suporte ao sistema, no valor de R$ 1,98, via cartão de crédito ou Pix. Após a finalização, o torcedor estará apto a acessar o estádio exclusivamente por meio do reconhecimento facial.
Tecnologia, celeridade no acesso e avanço na segurança
Além de facilitar o acesso ao estádio, a tecnologia reforça a segurança ao tornar a entrada pessoal e intransferível, dificultando a ação de cambistas e o uso de ingressos falsos.
O sistema será integrado aos clubes, permitindo com que o torcedor já cadastrado adquira ingressos normalmente e faça apenas a leitura da biometria facial nos mais de 100 leitores distribuídos pelo estádio para acessar o Mangueirão.
Com a implantação do sistema, o acesso ao estádio ocorrerá sem a necessidade de ingressos físicos ou cartões, sendo o rosto do torcedor a sua credencial.
A ferramenta também será integrada aos órgãos de segurança pública, possibilitando a identificação de pessoas que tentem acessar o estádio de forma irregular ou que estejam envolvidas em práticas criminosas.
De acordo com o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, a implantação do sistema representa um avanço significativo. “A implementação do reconhecimento facial no Novo Mangueirão representa um avanço importante na segurança e na experiência dos torcedores. O governo do Pará, por meio da Seel, busca constantemente garantir conforto e segurança ao público. Essa tecnologia trará muitos benefícios para todos”, destacou o secretário.
Lei Geral do Esporte
A iniciativa atende às exigências da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), que determina o controle e a fiscalização do acesso do público em arenas esportivas com capacidade superior a 20 mil pessoas. A legislação, em vigor desde 2023, estabelece critérios mais rigorosos de segurança e organização para grandes eventos esportivos.
