Intensificação das chuvas contribui para o aumento de casos de gripe e reforça a importância da imunização
Por isso crianças, idosos e gestantes têm prioridade para tomar a vacina contra a Influenza até 28 de fevereiro
A intensificação das chuvas contribui para aumentar o risco de contágio por vírus respiratórios, principalmente entre as crianças, gestantes e idosos. Por isso, é muito importante que essas pessoas procurem os postos de saúde para tomar a nova vacina contra a Influenza até o dia 28 de fevereiro, que é a data em que se encerra a Campanha de Vacinação, iniciada em 3 de novembro do ano passado.
Esse é mais um chamamento da Secretaria de Estado de Saúde Pública aos grupos prioritários, uma vez que a cobertura vacinal ainda continua baixa, apenas 26,74%, o que representa risco de mais casos de adoecimento, complicações e óbitos por gripe.
A gripe é uma infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta e pode ser causada por diversos tipos de vírus. Os principais sintomas são febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga.
Quando a doença se agrava, ela pode levar à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com o Sistema de Informação Sivep-Gripe, em 2025, no Pará, foram notificados 407 casos de SRAG por Influenza, dos quais 156 em crianças de 0 a 5 anos de idade e 124 casos em idosos com 60 anos e mais. “Por isso, é importante que as famílias façam a sua parte e levem suas crianças, idosos e gestantes, para receber essa dose de proteção”, alertou a coordenadora estadual de Imunizações.
A vacina, com cepa atualizada, protege contra três vírus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. “É imprescindível que sejam vacinadas as populações mais vulneráveis à doença, principalmente durante o período chuvoso”, ressaltou a coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde.
Esforço - Durante a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada no dia 5 de fevereiro, no auditório da Sespa, Jaíra Ataíde apresentou os números atuais da cobertura da Campanha e, mais uma vez, fez um apelo aos secretários municipais de Saúde, para que envidem esforços para alcançar a meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo.
Segundo Jaíra Ataíde, até agora foram vacinadas 737.715 pessoas, das quais 469.685 são dos grupos prioritários, sendo que a meta é vacinar 1.756.292 indivíduos dessa população contra a doença.
Ao detalhar os dados, ela informou que até o momento, foram vacinados 235.982 idosos, correspondendo a 24,54% de cobertura vacinal, 200.017 crianças, representando 28,34% de cobertura e 45.090 gestantes correspondendo a 50,71% de cobertura vacinal.
Jaíra Ataíde pediu que as Secretarias Municipais de Saúde prossigam com as ações de microplanejamento, em parceria com a sociedade civil, para alcançar as pessoas que não procuram espontaneamente os postos de vacinação.
Na ida ao posto de vacinação, pais e responsáveis também podem aproveitar para verificar, na Caderneta de Vacinação, se todas as vacinas do calendário básico de vacinação estão atualizadas, para que as crianças tenham acesso a todas as vacinas ofertadas pelo SUS e assegurada a proteção contra todas as doenças imunopreveníveis.
Ela também lembrou aos gestores que os cinco primeiros municípios de residência que atingirem o indicador epidemiológico de 90% nos três grupos prioritários serão contemplados com uma fantasia do personagem Zé Gotinha para ser usada em suas campanhas de mobilização.
Municípios - Por enquanto, os cinco municípios com melhores resultados na vacinação de idosos estão: Primavera (70,70%), Santa Luzia do Pará (62,10%), Quatipuru (54,89%), Faro (51,65%) e São João de Pirabas (50,03%). Os quatro primeiros estão situados na área de abrangência do 4º Centro Regional de Saúde (CRS).
Já na vacinação das crianças, os cinco municípios com melhores resultados são: Bonito (72,46%), Primavera (65,71%), Santarém Novo (65,01%), Magalhães Barata (61,58%) e Benevides (59,58%). Os três primeiros também estão localizados no 4º CRS.
Finalmente, no que tange à vacinação de gestantes, os cinco primeiros municípios são: Nova Timboteua (106,59%); Brejo Grande do Araguaia (101,64%), Peixe-Boi (98,11%), Colares (92,63%) e Primavera (88,42%), sendo que os quatro primeiros já superaram a meta desse grupo prioritário.
Grupos especiais – A Campanha de Vacinação contra a Influenza também contempla as pessoas de grupos especiais que são: os trabalhadores de saúde, professores, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais independentemente da idade (diabetes, imunossupressão, obesidade grave, transplantadas e pessoas com trissomias).
Medidas preventivas - Além da vacina, é importante que a população mantenha as seguintes precauções:
- Cobrir o nariz e a boca com lenço de papel ao tossir ou espirrar e descartar o lenço no lixo após o uso;
- Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar;
- Usar álcool em gel no caso de não haver água e sabão;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Realizar a limpeza e desinfecção de ambientes;
- Manter os ambientes ventilados;
- Evitar aglomerações (comuns no período chuvoso), locais fechados e mal ventilados e contato próximo com pessoas doentes;
- Usar máscara cirúrgica se estiver com síndrome gripal ou fizer parte dos grupos prioritários;
- Manter hidratação e alimentação saudável.
