Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA D

Pacientes reforçam importância da doação de sangue durante Dia D no Hemopa

Mobilização ocorreu na sede do Hemopa, em Belém, e integra ação em toda a hemorrede do Pará

Por Aline Seabra (HEMOPA)
09/02/2026 13h55
Crianças distribuíram desenhos como forma de incentivo à doação de sangue

Pacientes atendidos pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) participaram, nesta segunda-feira (9), de uma mobilização de incentivo à doação voluntária de sangue durante o Dia D da Doação de Sangue. A ação buscou sensibilizar a sociedade para a importância do gesto solidário em um período de aumento da demanda por transfusões, como o Carnaval.

O Dia D é uma ação realizada em toda a hemorrede estadual, com a mobilização de servidores das unidades do Hemopa e voltada à sensibilização da sociedade para a importância da doação voluntária de sangue. A iniciativa concentra, em uma mesma data, atividades de incentivo à doação em hemocentros e hemonúcleos de todo o Pará.

Crianças atendidas pelo Hemopa circularam pelos setores incentivando a doação voluntária

Na sede da Fundação Hemopa, em Belém, a ação foi organizada pela Assessoria de Gestão de Pessoas (Agesp). Com apoio da Gerência Sociopsicopedagógica (Gespp) e do Ambulatório de Pacientes (Coamb), crianças atendidas pela instituição participaram da mobilização, circulando por todo o prédio, passando por setores e salas, além de dialogar diretamente com doadores.

Durante a ação, as crianças distribuíram desenhos produzidos durante atividades pedagógicas desenvolvidas no atendimento hospitalar, como forma de incentivar a doação de sangue e aproximar pacientes de quem realiza o gesto solidário.

Atuação das pedagogas contribuiu para a integração entre pacientes, doadores e servidores

De acordo com a pedagoga Gilda Saldanha, da Assessoria de Gestão de Pessoas (Agesp) e da Escola Hospitalar do Hemopa, a mobilização foi pensada para promover a interação entre pacientes, servidores e sociedade. “Hoje nós fizemos um movimento de interação entre os servidores e os funcionários do Hemopa com as crianças atendidas pela instituição, lembrando que hoje é o Dia D da doação de sangue do servidor, incentivando os servidores a doar, fazer a doação para as crianças e para os outros pacientes”, explicou.

Segundo a pedagoga, a principal importância da ação está na integração entre os servidores, os pacientes e a sociedade, ampliando o alcance da mensagem de incentivo à doação. “A importância maior dessa ação é justamente essa interação entre os servidores e a sociedade, incentivando toda a sociedade a doar”, destacou.

Gilda explicou ainda que o trabalho pedagógico desenvolvido no Hemopa contribui para a humanização do atendimento às crianças em tratamento de doenças hematológicas. “A escola visa resgatar a escolarização dessas crianças que fazem tratamento aqui no Hemopa de doenças hematológicas”, completou.

Pedagogos participaram da mobilização junto aos pacientes atendidos pelo Hemopa.

A ação também buscou estreitar o vínculo entre pacientes e doadores. Para a pedagoga Joyce Cunha, da Gerência Sociopsicopedagógica (Gespp) e da Escola Hospitalar do Hemopa, a mobilização teve como foco aproximar quem recebe o sangue de quem realiza a doação. “Hoje nós fizemos uma ação para estreitar as relações entre os pacientes e os doadores. Essa sensibilização é para o ato de doar, o ato solidário, aquele ato que a gente pode estar estimulando a todos, amigos e familiares, porque doação é você salvar vidas”, afirmou.

Joyce ressaltou que iniciativas como o Dia D ajudam a dar visibilidade à necessidade de quem depende diretamente das doações. “Os pacientes precisam desse sangue e a gente precisa estreitar essas relações para que eles saibam que tem o outro lado, de quem precisa dessa solidariedade”, completou.

Ação integrou pacientes, doadores e servidores em um gesto coletivo de solidariedade

Além da participação da sociedade, servidores da Fundação Hemopa também aderiram à mobilização como doadores voluntários, somando esforços para fortalecer a cultura da doação e contribuir para o atendimento da demanda por transfusões no período carnavalesco.

Serviço – A Fundação Hemopa realizará, no dia 23 de fevereiro de 2026, às 9h, no Auditório Osvaldo Bellarmino, localizado na sede da instituição, na Avenida Serzedelo Corrêa, nº 1.725, no bairro Batista Campos, em Belém, a solenidade de assinatura da renovação do Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e a Fundação Hemopa, que garante a continuidade do acompanhamento da escolarização de pacientes em tratamento hematológico.