Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESTÁDIO SEGURO

Segup intensifica combate à importunação sexual em estádios durante o Campeonato Paraense

Em parceria com a Federação de Mulheres, Diretoria de Prevenção realiza formação com policiais e mobiliza torcida feminina a utilizar os canais 181 e 190

Por Walena Lopes (SEGUP)
09/02/2026 13h46

Com o objetivo de combater crimes como a importunação sexual nos estádios, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou uma ação de prevenção social no Mangueirão, durante a partida entre Remo e Paysundu, que marcou a 4ª rodada do Campeonato Paraense. A atividade, realizada no último domingo (8), uniu a conscientização direta dos torcedores com o treinamento do efetivo policial, visando garantir um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres nas praças esportivas.

A diretora de Políticas Públicas e Prevenção Social da Segup, delegada Ariane Santos, ressaltou a importância do trabalho de conscientização que vem sendo feito junto aos torcedores nos estádios, para que os atos e crimes contra as mulheres sejam enfrentados, especialmente dentro de ambientes como estádios de futebol, onde o público predominante ainda é o masculino. 

“Precisamos estar presentes nesses momentos para que todos tenham conhecimento e maior consciência do papel de cada um no enfrentamento aos crimes cometidos contra as mulheres, em especial, o assédio e a importunação sexual, muito comuns nos estádios de futebol. Nosso papel vem sendo o de conscientizar e mostrar para as mulheres que a segurança está presente nesse local e que elas podem procuram por ajuda, tanto nas unidades policiais quanto pelos canais de denúncia, que são um dos braços mais fortes da segurança para o combate a esses crimes”, disse a diretora. 

Durante a ação, foram distribuídos selos com os números dos canais de segurança, sendo eles o de Urgência e Emergência, o 190, que liga ao Centro Integrado de Operações da Segup, o Ciop; e também o canal do Disque-denúncia, o 181.

Agentes da Polícia Militar, juntamente com representantes da Federação de Mulheres do Estado do Pará (Femepa), realizaram um breve momento de formação com o efetivo policial que atuou no estádio, fornecendo informações sobre acolhimento e encaminhamentos de possíveis casos envolvendo mulheres, ocorridos durante o jogo.