Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATIVIDADE FÍSICA

Aulão Turbo do Vida Ativa reúne mais de 400 participantes no Mangueirinho

Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Seel, atividade tem como objetivo promover bem-estar, saúde e integração entre os participantes

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
06/02/2026 13h35

A manhã desta sexta-feira (6) foi marcada por alegria, diversão e muita dança durante o Aulão Turbo do Programa Vida Ativa. Mais de 400 alunas e alunos da melhor idade participaram da ação, que contou com a presença do secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade.
 
O aulão foi realizado na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, e promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). 

Durante o evento, o secretário destacou a importância do programa para a promoção da saúde e do bem-estar. “O Vida Ativa é um programa que transforma vidas. Aqui, não estamos falando apenas de atividade física, mas de inclusão, convivência social e cuidado com as pessoas. Ver esse Mangueirinho cheio, com tanta energia positiva, mostra que estamos no caminho certo”, disse Cássio Andrade.
 
A atividade tem como objetivo promover bem-estar, saúde e integração entre os participantes, por meio de uma programação dinâmica que inclui exercícios de alongamento, aulas de ritmos variados e atividades de finalização, todas conduzidas por professores especializados.

Para Cleide Pinheiro, de 67 anos, participar do Vida Ativa é motivo de felicidade.

Para a aluna Cleide Pinheiro, de 67 anos, participar do Vida Ativa é motivo de felicidade. “A Vida Silva me trouxe muita saúde, muita amizade, muita coisa boa, que eu nem imaginei chegar aonde estou chegando agora. Quase 70 anos. Então eu agradeço muito ao Governo do Estado”, disse.
 
O evento ocorreu em um momento de fortalecimento e expansão do Programa Vida Ativa. Na última terça-feira (3), foram realizadas inscrições para novos alunos, resultando na matrícula de mais de mil participantes, que passam a integrar o programa desenvolvido nos polos da Tuna Luso Brasileira e do Mangueirinho, em Belém, além da Asalp (Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Pará), no município de Ananindeua.
 
A programação do Aulão Turbo foi dividida em três momentos. O primeiro foi dedicado ao aquecimento e alongamento, com duração de 10 minutos, sob a orientação dos professores Marco Antônio Rabelo e Ariane Frahia. Em seguida, os participantes aproveitaram 40 minutos de aulas com ritmos variados, conduzidas pelas professoras Andreza, Flávia Oliveira, Daniela Negrão e Sandra Malcher. O encerramento contou com uma atividade final de 10 minutos.
 

A aluna Nazaré Lima destacou a energia do evento.

A aluna Nazaré Lima destacou a energia do evento. Segundo ela, no início não conhecia o projeto, mas, ao passar a conhecê-lo, começou a buscar uma vaga, motivada pelo amor ao esporte.
 
“Como sou corredora de rua, queria fazer alguma outra atividade, como natação, hidroginástica ou dança. Tudo o que tinha no programa eu queria participar. Esperei quase dois anos por uma vaga, porque havia muita gente na minha frente, mas não desisti. Continuei tentando até conseguir. Entrei, conheci a professora e estou até hoje. Estou gostando muito, é maravilhoso. Os professores são excelentes. Quando tem dança, eu me encontro na dança; sou da ginástica, mas adoro aeróbica também. Amo esporte, gosto de tudo, e me sinto muito bem levando uma vida ativa”, afirmou.
 
O Programa Vida Ativa é uma iniciativa do Governo do Pará que busca incentivar a prática regular de atividades físicas, promover qualidade de vida e fortalecer a convivência social, especialmente entre o público adulto.