Emater garante recurso para fomento da cultura do abacaxi em Oriximiná
Por meio de projeto de crédito elaborado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em Oriximiná, oeste do estado, o agricultor familiar Alcélio da Silva Castro, já conta com um trator e implementos agrícolas para fomentar o cultivo do abacaxi, em sua propriedade, o Sítio Eva, no km 0 da comunidade Santo Antônio, no Ramal dos Três na Estrada do BEC.
O trator e outros itens tiveram financiamento no valor de R$ 149.996,00, viabilizado pelo Banco da Amazônia através da Linha Mais Alimentos do Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf). O financiamento vai beneficiar dois hectares da cultura de abacaxi, sendo que o produtor já tem plantado (produzindo) mais de 80 mil pés do fruto e comercializa sua produção nas feiras dos municípios de Óbidos e Oriximiná.
“O produtor irá expandir sua área de cultivo visando colher e plantar anualmente em torno de 150 mil pés. Além do abacaxi, ele também cultiva citros (tangerina e limão), andiroba e pratica ainda a criação de peixes”, explica o técnico da Emater, em Oriximiná, Eder Maia.