Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar amplia acesso a cirurgias especializadas e fortalece cuidado humanizado no SUS

Referência no Pará e no Brasil em procedimentos como Cirurgia Bariátrica e Cirurgia para Pessoas Transgênero, unidade realizou 3,6 mil cirurgias em 2025

Por Marcelo Zeno (HJB)
06/02/2026 11h26

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, segue fortalecendo seu papel estratégico na rede pública de saúde ao ampliar o acesso da população a cirurgias de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Só no ano passado, a unidade alcançou a marca de 3.689 cirurgias realizadas.

A unidade se consolida, como referência no Pará e no Brasil em procedimentos como Cirurgia Bariátrica e Cirurgia para Pessoas Transgênero, garantindo atendimento qualificado, seguro e humanizado.

Esse compromisso com a saúde pública também se reflete no reconhecimento institucional: o HJB integra a lista dos 100 Melhores Hospitais Públicos do Brasil, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), realizado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e outras entidades.

Para o diretor-executivo do Hospital Jean Bitar, Giovani Merenda, o trabalho desenvolvido pela unidade é resultado de uma gestão orientada pela qualidade da assistência e pelo respeito ao usuário do SUS.

“Nosso foco é cuidar das pessoas, garantindo acesso a procedimentos especializados com segurança, acolhimento e dignidade. Cada paciente atendido representa a missão do Hospital Jean Bitar de fortalecer o SUS e contribuir para uma saúde pública mais eficiente e humana”, afirmou.

A confiança da população no atendimento ofertado se reflete no alto índice de satisfação dos usuários, que chega a 90%. Entre eles está a agente de viagens Maria da Glória, de 43 anos, moradora de Belém, que realiza acompanhamento para cirurgia de tireoide.

“Desde o início do meu tratamento fui muito bem orientada. Já fiz exames, punção e consigo agendar minhas consultas com facilidade. Sempre sou bem atendida”, relatou.

Outro exemplo é a enfermeira Cleici Prado, de 45 anos, moradora de Marituba, que passou por cirurgia bariátrica no HJB e segue em acompanhamento multidisciplinar.

“Recuperei minha saúde e qualidade de vida. Fui acolhida em todas as etapas do tratamento e só tenho gratidão pela equipe”, destacou.

O Hospital Jean Bitar atua em diversas especialidades, como Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Cirurgia do Cólon, Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica Reparadora, CPRE e Cirurgia para Pessoas Transgênero, ampliando o acesso da população a atendimentos especializados pelo SUS.

A unidade também integra o Projeto Casulo, iniciativa estadual voltada ao atendimento integral da população transexual, com foco em inclusão, respeito e promoção da saúde. Além disso, é referência no tratamento da obesidade no Pará, por meio do programa Obesidade Zero, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço:  O Hospital Jean Bitar integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade presta assistência em média e alta complexidade, com atendimento ambulatorial e hospitalar a pessoas transgêneros, além de serviços clínicos e cirúrgicos voltados a doenças metabólicas e gastrointestinais.

Endereço: Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, bairro Umarizal – Belém (PA)

 Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB