Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Cresce quase 200% nº de atendimentos do Detran com novas Ciretrans e ações itinerantes

Atendimentos no território paraense já são quase 3,5 milhões por ano

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
05/02/2026 10h01
Organização e conforto contribuem para agilizar os serviços nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans)

Ampliar e qualificar o atendimento do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) no interior do Pará é uma meta da atual gestão para aumentar a presença do órgão nos municípios. O Departamento vem investindo na revitalização das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Até o momento, 21 Ciretrans já foram reestruturadas e outras duas inéditas, em Marituba e Ulianópolis, foram entregues para que municípios possam ter o atendimento local do Detran.

Em 2025, o Detran alcançou o principal resultado desse planejamento, registrando um aumento de mais de 190% nos atendimentos de habilitação e veículos em todo o Pará. Entre esses serviços, estão a primeira habilitação, renovação, mudança e adição de categoria, mudança de endereço, coleta biométrica, primeiro emplacamento, transferência de propriedade e jurisdição, vistoria veicular, baixa e inclusão de gravame, dentre outros. 

Em Belém, movimento é intenso diariamente na sede do Detran na avenida Augusto Montenegro

Sobre esses atendimentos, em 2024, foram concluídos 1,2 milhão na Região Metropolitana de Belém (RMB) e nas 53 Ciretrans presentes em todas as regiões. Já em 2025, esse quantitativo cresceu para aproximadamente 3,5 milhões de pessoas atendidas.

“Estamos trabalhando para revitalizar de todas as Ciretrans e garantir conforto a servidores e usuários, também, a modernização e a qualidade nos atendimentos, assegurando que a população saia satisfeita e tenha a sua necessidade resolvida no órgão”, explica a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.

Ação itinerante no interior leva comodidade aos usuários

Além dos atendimentos, em geral, os exames obrigatórios para quem está pleiteando a primeira habilitação também tiveram um aumento significativo no ano passando. Em 2024 foram realizados cerca de 288 mil exames teórico e prático e em 2025, mais de 360 mil. 

A diretora de habilitação, condutores e registro de veículos do Detran, Carolina Sampaio, informa que todo ano o atendimento costuma ser maior em função do aumento natural da frota de veículos, mas as ações itinerantes, reforçadas em 2025, juntamente com a capacidade de atendimento nas novas Ciretrans, são as grandes responsáveis pela ampliação dos serviços. “Além dos atendimentos já realizados nas Ciretrans, o Detran vai aos municípios onde não há Circunscrição, para levar os serviços de habilitação e veículos, especialmente vistorias e exames, assegurando praticidade, economia e comodidade aos usuários”, comenta.