Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO

Cosanpa mantém trabalhos para normalizar em 100% abastecimento de água

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/07/2015 19h16

O presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Luciano Dias, detalhou em entrevista coletiva a situação atual dos trabalhos que têm como objetivo normalizar em 100% o abastecimento de água na Grande Belém depois do incêndio que danificou, no último domingo (5), o sistema elétrico da Estação Bolonha, que abastece 22 bairros de Belém e parte da região metropolitana. O sistema opera, no momento, com equipamento reserva.

Técnicos da Cosanpa e Eletronorte permanecem trabalhando e fazendo observações e testes. “Em alguns pontos, a água vai chegar com algum tipo de problema às torneiras. Foram mais de 50 horas com adutoras vazias. A partir do momento em que essa água começa a ser bombeada, vai levar algum tipo de sujeira que ficou retida nos canos”, informou o presidente da Cosanpa, frisando que o sistema ainda não está operando 100%.

O sistema que abastece os bairros da Marambaia, em Belém, e Jaderlândia, Cidade Nova e Guanabara, em Ananindeua, ainda operam com 50% da capacidade. Por isso equipes continuam trabalhando para garantir a normalização completa do abastecimento de água. “Estávamos preparados para operar com o sistema reserva, mas a gravidade do acidente não permitiu. Foi um incêndio de grandes proporções, que danificou os quadros de comando e ainda um transformador de grande potência”, informou o presidente da Cosanpa na entrevista.

“O cabeamento subterrâneo foi destruído. Construímos uma rede aérea nova, com novos postos, pequenos e novos transformadores”, informou Luciano Dias, reforçando que, para fazer o reaparo, o governo precisou montar uma força-tarefa. “São peças e elementos que não estão disponíveis, como numa prateleira. Cada sistema é único e tem as suas especificidades, então tudo é feito sob medida e seguindo a forma como o sistema opera”, explicou, informando que nenhuma adutora foi quebrada, mas as áreas de escape (ventosas), que foram abertas pela população, tiveram de ser reparadas. A abertura delas prejudica o abastecimento, porque há um aumento de pressão na rede de distribuição. As equipes de reparo finalizaram os trabalhos nas seis adutoras que sofreram a ação de populares.

Sobre futuras emergências, Luciano Dias informou que a Cosanpa está contratando um novo sistema reserva, já que o atual está justamente em operação. “Sempre temos um principal funcionando e um reserva. As ações preveem a reconstituição do que foi danificado e compra de equipamentos. A contratação de um sistema reserva é para que ele fique de sobreaviso, enquanto não temos o principal novamente em funcionamento, mas ele será recuperado”, afirmou. (Com informações da Ascom Cosanpa)