Governo do Pará divulga lista de indicados para Fase 2 do Bolsa Talento 2024
Programa da Seel contempla 239 atletas e técnicos, fortalecendo o esporte paraense em diversas modalidades
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), divulgou nesta terça-feira (3) a lista dos 239 atletas e técnicos indicados pelas entidades esportivas habilitadas para a Fase 2 do Programa Bolsa Talento, Ano-Base 2024. A iniciativa contempla representantes de modalidades olímpicas, paralímpicas e não olímpicas, reforçando o compromisso do Estado com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento.
Entre os indicados, estão 214 atletas olímpicos, 14 atletas paralímpicos e 11 técnicos, oriundos de 22 entidades esportivas e distribuídos em 21 modalidades. A composição da lista evidencia a diversidade do programa, com 97 mulheres e 142 homens representando diferentes regiões do Pará. Acesse a lista, aqui.
Investimento na formação esportiva
De acordo com o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, o programa é uma política estratégica para garantir condições de desenvolvimento aos atletas e técnicos paraenses.
“O programa Bolsa Talento é um investimento direto no desenvolvimento dos nossos atletas e técnicos. Essa iniciativa garante condições para que eles continuem treinando e representando o Pará em competições regionais, nacionais e internacionais, fortalecendo o esporte como ferramenta de inclusão e transformação social”, ressaltou o secretário.
Etapas e critérios de seleção
A Fase 2 do processo de seleção do Bolsa Talento é composta por três etapas. A primeira, já concluída, consistiu na indicação dos atletas e técnicos pelas federações e clubes. O processo atual está na segunda etapa, com o envio, pela comissão técnica do programa, do Formulário Anexo VI (Parte 2) aos indicados. O documento reúne dados pessoais e informações sobre vínculo com as federações e confederações das respectivas modalidades.
Segundo o coordenador do Programa Bolsa Talento, Nizomar Carneiro, essa fase é essencial para a validação das informações dos indicados. “Essa documentação é essencial para confirmarmos que atletas e técnicos estão devidamente federados e confederados, além de estarem em plena atividade esportiva. É uma etapa técnica que garante a transparência e a lisura de todo o processo”, explicou o coordenador.
Na sequência, será realizada a terceira etapa, que prevê o envio do formulário de resultados esportivos pelos candidatos. Esses resultados serão avaliados conforme os critérios estabelecidos no edital. Em seguida, será publicada a lista preliminar dos contemplados, com prazo para recursos, e, posteriormente, a lista definitiva de beneficiados.
Valorização do esporte paraense
O Bolsa Talento é uma das principais ações do Governo do Pará voltadas ao incentivo e valorização do esporte de alto rendimento. A política pública tem impacto direto na formação e permanência de talentos esportivos no estado, ampliando as oportunidades para que atletas paraenses alcancem projeção em diversas competições.
