Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Sefa apreende retroescavadeira em Cachoeira do Piriá

Os fiscais de receitas estaduais identificaram indícios de que a operação declarada não correspondia à natureza da transação

Por Ana Márcia Pantoja (SEFA)
02/02/2026 13h42

Durante fiscalização realizada no domingo (1º) por fiscais de receitas estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), foi apreendida uma retroescavadeira avaliada em aproximadamente R$ 470 mil, com origem declarada em Capanema (PA) e destino ao município de Governador Nunes Freire (MA). Os servidores são lotados no município de Cachoeira do Piriá, no nordeste paraense.

“Embora o documento fiscal que acompanhava a carga tenha sido emitido em nome de pessoa física no Estado do Pará, verificou-se, a partir da documentação de compra e venda apresentada no momento da abordagem, que a máquina pertence, na realidade, à pessoa jurídica localizada no Estado do Maranhão”, contou o coordenador Gustavo Bozola.

“Além disso, não foi apresentado documento que justificasse a entrada, a permanência ou a circulação do equipamento no município de Capanema (PA), local informado como origem da operação, o que evidencia incompatibilidade entre a situação real da carga e as informações constantes no documento fiscal”, disse o fiscal de receitas estaduai.

A fiscalização identificou indícios de que a operação declarada não correspondia à natureza da transação, apontando para a existência de operação comercial de venda dissimulada sob a forma de saída ou prestação de serviço interestadual.

Foi lavrado Termo de Apreensão e Depósito (TAD), com cobrança de imposto e multa, no valor total de R$ 50.760,00.