Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEILÃO

Semas realiza em Belém leilão presencial de motores de rabeta e deckings de madeira

Disputa presencial reuniu pescadores e interessados em Belém, com 30 motores de rabeta e seis lotes de decking leiloados pelo maior lance

Por Arthur Sobral (SEMAS)
31/01/2026 08h10

Nesta sexta-feira (30), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) realizou o primeiro leilão de 2026. Na sessão presencial, com disputa pelo maior lance, foram leiloados 30 motores de rabeta e seis lotes de produtos florestais (decking). O certame aconteceu no galpão da Semas, localizado na avenida Doutor Freitas, no bairro da Sacramenta.

Salomão de Souza é pescador artesanal e mora da comunidade Esperança, na ilha de Guajarina, em Ananindeua. O leilão foi a oportunidade que ele precisava para garantir o primeiro motor de rabeta para sua canoa, que vai facilitar o deslocamento entre as ilhas para trabalhar, além de dar maior conforto na travessia do rio Maguari com a família. 

“Era um sonho meu ter um motor rabeta para me locomover com a minha canoa. A minha condição é realizada agora, arrematei logo dois motores, um menor para a minha canoa e outro maior para a minha embarcação que vai ajudar na minha pesca”, contou.

A secretária adjunta de Gestão Administrativa e de Tecnologias da Semas, Lília Reis, destacou que a participação da população nos leilões públicos do órgão amplia o acesso a oportunidades e ajuda a dar destino correto a bens sob custódia do Estado, permitindo que cidadãos, trabalhadores e pequenos empreendedores encontrem itens úteis para o dia a dia e para o trabalho por valores mais baixos do que os praticados no mercado, com regras claras e disputa transparente.

“Quando a população participa, o leilão cumpre a missão de transformar esses bens em oportunidade de compra com economia e segurança. É um processo aberto, organizado e acessível, que permite que mais pessoas encontrem motores e produtos florestais a preços vantajosos, dentro de um rito público que garante transparência e igualdade de condições”, afirmou a secretária adjunta.

O valor arrecadado será totalmente revertido ao fortalecimento das políticas públicas ambientais do Estado, incluindo a aquisição de equipamentos para ampliar as ações de comando e controle contra crimes ambientais.