Jornada Pedagógica prepara rede pública estadual para o ano letivo
A partir da temática 'Práticas que Inspiram a Educação Paraense', a programação reuniu equipes técnicas e pedagógicas de todas as escolas estaduais
Em preparação para o início do ano letivo de 2026, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou a Jornada Pedagógica com as equipes técnicas e pedagógicas de todas as escolas da rede pública estadual. A iniciativa envolve também as Diretorias Regionais de Ensino (DREs), e visa fortalecer as práticas de ensino, a troca de experiências e a valorização dos servidores.
Com a temática “Práticas que Inspiram a Educação Paraense”, a Jornada foi iniciada com encontros voltados às equipes técnicas e pedagógicas da rede, realizados de 20 a 22 de janeiro, em formato on-line.
Segundo o secretário-adjunto de Educação Básica, Júlio Meireles, a formação foi organizada em diferentes etapas para garantir o alinhamento da rede. “Preparamos uma jornada pedagógica composta por duas semanas de atividades. Primeiro, fizemos o acolhimento dos profissionais que retornaram do recesso. Em seguida, realizamos uma jornada centralizada, com orientações gerais para a rede. Na semana passada, as DREs conduziram orientações específicas para cada grupo de escolas, considerando suas realidades locais. Nesta semana, a jornada acontece em cada unidade escolar, para que, a partir de segunda-feira, 2 de fevereiro, possamos receber nossos estudantes para o início do ano letivo de 2026, que foi cuidadosamente planejado, com apresentação de materiais e estratégias didáticas para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem”, ressaltou Júlio Meireles.
Formação continuada - Na última segunda-feira (26), a programação foi aberta com atividades nas Diretorias Regionais de Ensino. O encerramento foi nesta sexta-feira (30), reafirmando o papel estratégico da Jornada Pedagógica na formação continuada dos profissionais da educação pública estadual.
Cada DRE foi orientada a organizar ações voltadas ao fortalecimento das competências pedagógicas e administrativas de diretores, vice-diretores pedagógicos e administrativos e professores, além de apresentar as diretrizes da Secretaria de Educação para o ano letivo.
O secretário-adjunto Júlio Meireles participou de uma das jornadas realizadas na DRE Ananindeua 4, na Região Metropolitana de Belém. O encontro reuniu diretores das escolas da jurisdição em um momento de diálogo, troca de experiências e fortalecimento da gestão educacional.
De acordo com o dirigente regional Jackson Pinheiro, o momento possibilitou reflexões e esclarecimentos sobre temas fundamentais que nortearão o ano letivo de 2026. "Nosso encontro com o secretário, possibilitou a orientação das principais temas da rede, além do alinhamento de ações estratégicas, planejamento pedagógico e fortalecimento das práticas de gestão democrática, com foco na melhoria dos indicadores educacionais e no sucesso da aprendizagem", disse o dirigente.
Calendário - A rede estadual pública de ensino está se preparando para receber mais de 450 mil estudantes para o início das aulas, na próxima segunda-feira (2).
O primeiro bimestre será de 2 de fevereiro a 17 de abril; o segundo, de 22 de abril a 3 de junho; o período de férias escolares, de 6 de julho a 2 de agosto; o terceiro bimestre, de 3 de agosto a 8 de outubro, e o quarto bimestre, de 13 de outubro a 23 de dezembro.
Matrículas - O processo de matrícula em 2026 para novos estudantes ocorreu de 19 a 30 de janeiro, de forma totalmente on-line. As inscrições foram realizadas somente pelo site de matrículas da Seduc, garantindo mais comodidade e segurança aos responsáveis.
A Seduc disponibilizou vagas para todos os níveis e modalidades da Educação Básica.
