Estudantes atendidos pelas Usinas da Paz celebram aprovação no vestibular 2026 da Universidade do Estado do Pará
As conquistas refletem o resultado positivo das ações educacionais desenvolvidas pelo governo do Estado por meio das Usinas da Paz, projeto referência nacional e internacional em políticas públicas integradas e transformação social em áreas de vulnerabilidade social
Estudantes atendidos pelos cursinhos preparatórios para o vestibular oferecidos pelas Usinas da Paz celebraram, nesta sexta-feira (30), a aprovação no Processo Seletivo da Universidade do Estado do Pará 2026 (Prosel UEPA 2026). Ao longo da manhã, os complexos estaduais de cidadania abriram as portas para que os aprovados pudessem celebrar suas conquistas junto a amigos e familiares.
As aprovações refletem o resultado positivo das ações educacionais desenvolvidas pelo governo do Estado por meio das Usinas da Paz, projeto referência nacional e internacional em políticas públicas integradas e transformação social em áreas de vulnerabilidade social.
Entre os aprovados está a estudante Karoline Yasmin dos Santos, caloura do curso de Tecnologia em Comércio Exterior. Ela contou que toda a sua preparação para o vestibular foi feita por meio de estudos em casa e também no cursinho preparatório oferecido pela Usina da Paz Cabanagem, em Belém.
“Todos os professores aqui me ajudaram muito na preparação para o concurso, para eu ter uma nota melhor. Sem a Usina eu não teria esse apoio e a segurança que senti para fazer a prova. É um turbilhão de emoções. Estou sem acreditar até agora”, disse, emocionada, a estudante.
Também no bairro da Cabanagem, o estudante Gabriel Santos celebrou a aprovação no curso de Design. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, ele destacou o papel primordial que os professores tiveram em sua preparação. “Estou muito feliz pelas notas que tive e por ter conseguido passar. O aprendizado que tive aqui na Usina foi muito bom, pois todos os professores explicaram de maneira que eu pude compreender os conteúdos”, contou.
Para a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, os resultados demonstram o papel transformador das Usinas da Paz na vida de jovens e adultos que buscam, por meio da educação, alcançar novas oportunidades de crescimento. “A aprovação desses alunos na Uepa mostra que investir em educação é investir em futuro. As Usinas da Paz são espaços de oportunidades, onde os jovens encontram apoio, formação e incentivo para alcançar seus sonhos. Nosso compromisso é seguir ampliando essas ações para garantir mais inclusão e mais acesso ao ensino superior”, destacou a secretária.
As Usinas da Paz integram a política pública do governo do Pará voltada à promoção da cidadania, oferecendo serviços nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte, assistência social e qualificação profissional. Em breve, novas matrículas serão abertas para as turmas preparatórias pré-vestibular. Mais informações podem ser obtidas presencialmente em cada uma das 23 Usinas em funcionamento no Estado ou por meio do Instagram oficial: @usinasdapaz.
