Hospital Jean Bitar realiza 78 cirurgias em pessoas trans e reforça cuidado integral e inclusão
Unidade estadual em Belém é referência no Projeto Casulo e oferece atendimento especializado, cirurgias e acompanhamento humanizado à população trans
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), mantém o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, como referência no atendimento especializado a homens e mulheres trans. Desde 2022, a unidade integra o Projeto Casulo, iniciativa estadual que assegura atendimento ambulatorial, hospitalar e cirurgias específicas para pessoas transexuais, com foco na promoção da saúde integral, inclusão e respeito à diversidade.
No HJB, são realizados procedimentos como a mastectomia masculinizante e a pan-histerectomia, voltados a homens trans, além de implantes mamários de silicone em mulheres trans, sempre respeitando critérios clínicos e protocolos de segurança. Desde o início do projeto, já foram realizadas 78 cirurgias de redesignação sexual, evidenciando o impacto positivo da política pública na vida de quem é atendido.
Cuidado humanizado e multiprofissional
Para a gerente Assistencial do HJB, Alexandra do Carmo, o compromisso com a população trans vai além do procedimento cirúrgico. “A assistência prestada às pessoas trans no Hospital Jean Bitar é construída ao longo do tempo, com responsabilidade, escuta qualificada e respeito às singularidades de cada paciente. Nosso compromisso é garantir um cuidado integral, seguro e humanizado, desde o acolhimento inicial até o acompanhamento pós-cirúrgico, reforçando o direito à saúde e à dignidade dessas pessoas ao longo dos anos”, afirmou.
Além dos procedimentos cirúrgicos, o Projeto Casulo garante atendimento multiprofissional e acesso a consultas com especialistas e exames laboratoriais, realizados na Policlínica Metropolitana, também na capital paraense.
Relato de paciente destaca importância do projeto
Entre os beneficiados está Lino Calixto, de 28 anos, gestor e produtor cultural de Belém, que realizou a cirurgia no HJB há cerca de dois meses. “Para mim, é um dia que demarcamos para construir possibilidades entre nós. Mesmo com essa data tendo hoje uma importância maior do que em anos anteriores, ainda vemos a necessidade de que pessoas cisgênero prestem mais solidariedade, se importando de fato com nossas vidas, existências e propósitos”, relatou.
Como acessar o atendimento do Projeto Casulo
As pessoas interessadas em participar do Projeto Casulo devem procurar inicialmente as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de seus municípios. Após avaliação médica, os casos são encaminhados à Policlínica Metropolitana. Aqueles que tiverem indicação e interesse em procedimentos cirúrgicos são referenciados ao Hospital Jean Bitar para continuidade do atendimento.
Serviço: O Hospital Jean Bitar integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade presta assistência em média e alta complexidade, com atendimento ambulatorial e hospitalar a pessoas transgêneros, além de serviços clínicos e cirúrgicos voltados a doenças metabólicas e gastrointestinais.
Endereço: Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, bairro Umarizal – Belém (PA)
