Fundação Cultural do Pará entrega 3.600 livros para o município de Augusto Corrêa
A ação de incentivo à leitura é viabilizada pelo Edital de Cessão de Livros de Autores Paraenses, lançado pela FCP desde 2020
A Fundação Cultural do Pará (FCP) entregou 3.600 livros ao município de Augusto Corrêa, no nordeste paraense, nesta quarta-feira (28). O acervo será distribuído entre oito escolas municipais, além de atender comunidades da região das ilhas. Os exemplares fazem parte dos 171.300 livros distribuídos pela FCP, por meio do Edital de Cessão de Livros de Autores Paraenses nº 08/2022.
Os livros foram entregues na sede da Fundação Cultural do Pará, em Belém, com a presença de Adriete Ribeiro, coordenadora da Biblioteca Pública Antonio Coutinho.
Entre janeiro e dezembro de 2025, mais de 170 mil livros foram entregues a 58 municípios, contemplando as 12 regiões de Integração do Pará. Foram beneficiadas cerca de 35 bibliotecas públicas, 331 escolas e unidades hospitalares.
Espaços de leitura - Publicado desde 2020, o Edital fomenta a democratização do acesso ao livro e à leitura, alcançando as 12 regiões de Integração, incluindo comunidades tradicionais, bibliotecas prisionais, hospitalares e escolares. A iniciativa busca ampliar os espaços de leitura nos municípios contemplados.
Segundo a diretora de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará, Marinilde Barbosa, o Edital é fundamental para a democratização do acesso à leitura. “Esse investimento no Edital de Cessão de Obras vai além da valorização do escritor paraense. É também uma forma de fortalecer toda a cadeia produtiva do livro, que envolve ilustradores e diagramadores. Dessa maneira, a Fundação Cultural do Pará contribui para a democratização do acesso e para a ampliação dos acervos dos espaços de leitura em todas as regiões de Integração”, ressaltou a diretora.
Valorização - O Edital visa ampliar os acervos utilizados nos espaços de leitura e promover a valorização da literatura e da história paraense, além de buscar garantir o livre acesso à leitura e à informação em bibliotecas públicas municipais, bibliotecas escolares da rede pública de ensino, bibliotecas hospitalares da rede pública e bibliotecas e casas de ressocialização prisionais.
Para conferir o Edital, clique aqui.
Texto: Matheus Maciel - Ascom/FCP
