Hospital Regional do Tapajós fortalece adesão de pacientes a tratamento renal em Itaituba
Palestras mensais orientam sobre uso correto de medicamentos durante as sessões de hemodiálise, acompanhadas pelo setor de Nefrologia
Com o objetivo de fortalecer a adesão ao tratamento, os pacientes em diálise acompanhados pela Nefrologia no Hospital Regional do Tapajós - (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, estão recebendo orientações sobre a importância do uso correto dos medicamentos prescritos pelos médicos e fornecidos pelo Estado.
A iniciativa consiste na realização de palestras mensais, em todos os turnos das sessões de hemodiálise e é aplicada no hospital pela área de Farmácia Clínica.
As palestras começaram, na segunda-feira (26), e abordam temas como a forma correta de administração dos medicamentos, a importância do cumprimento rigoroso das doses indicadas, as possíveis consequências da não adesão ao tratamento e os riscos associados ao uso inadequado ou em quantidades superiores às prescritas.
A ação considera que o sucesso da terapia dialítica está diretamente ligado ao tratamento medicamentoso de suporte, ajustado às necessidades individuais de cada paciente.
De acordo com a coordenadora da Farmácia Clínica do hospital, Pamela Barros, a iniciativa busca aproximar os profissionais dos pacientes e garantir que a informação chegue de forma clara e acessível.
“A terapia dialítica depende muito do uso correto dos medicamentos de suporte. Por isso, essas orientações são fundamentais para que o paciente compreenda seu tratamento, evite complicações e tenha mais segurança no dia a dia”, destacou.
A farmacêutica, Maisa Aguiar, responsável pela condução da primeira palestra do ano, reforçou a importância da educação em saúde no ambiente hospitalar.
“Muitos pacientes utilizam diversos medicamentos e, às vezes, fazem isso sozinhos em casa. Nosso papel é orientar, tirar dúvidas e garantir que eles entendam por que cada medicamento é importante e como utilizá-lo da forma correta”, explicou.
Paciente do Hospital Regional do Tapajós há três anos, Diocivaldo da Silva, de 35 anos, elogiou a iniciativa e ressaltou a relevância das orientações recebidas.
“Eu sempre busco informações sobre os medicamentos que uso e acho muito importante esse tipo de palestra. Tem muitos pacientes que ainda têm dúvidas ou precisam administrar os remédios sozinhos, então esse acompanhamento faz toda a diferença”, afirmou.
Atualmente, o setor de Nefrologia do hospital atende cerca de 88 pacientes, distribuídos nos três turnos de funcionamento, o que reforça a importância da estratégia educativa adotada pela Farmácia Clínica para alcançar todos os usuários em tratamento dialítico de forma contínua e segura.
O Hospital Regional do Tapajós é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade integra a rede hospitalar do Governo do Pará, com foco na ampliação do acesso à saúde especializada em regiões estratégicas do Estado, contribuindo para reduzir desigualdades e oferecer atendimento de qualidade mais próximo da população.
Texto de Sammya Ferreira / Ascom HRT
