Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORDEM PÚBLICA

Plano de policiamento da PMPA para o Parazão 2026 garante segurança durante os jogos

Com foco na prevenção e integração, corporação mobiliza unidades operacionais na capital e interior para garantir a tranquilidade de torcedores e moradores  

Por Governo do Pará (SECOM)
26/01/2026 15h19

A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), estruturou um amplo planejamento estratégico voltado para a segurança pública durante a temporada esportiva de 2026. O esquema envolve unidades operacionais e administrativas em uma atuação integrada que prioriza o policiamento preventivo ostensivo tanto no interior quanto no entorno das praças esportivas de todo o Estado.

O planejamento para este ano baseia-se no sucesso das ações de 2025, quando todos os eventos transcorreram sem registros de relevância. A estratégia prevê revistas pessoais, controle de acesso e monitoramento das arquibancadas, além de um reforço significativo nas comunidades adjacentes aos estádios. Essa presença ostensiva beneficia diretamente quem vive ou trabalha perto das áreas de competição, como relata o autônomo Arnaldo Oliveira. 

“Como morador de uma via próxima ao estádio posso afirmar que, durante os dias de jogos, o nosso bairro fica mais seguro com a presença das viaturas e dos policiais, principalmente porque o policiamento continua nas ruas do bairro até muito depois do término da partida. Eu gostaria de parabenizar a PM e desejar que em 2026 o trabalho permaneça tão eficiente quanto foi no ano passado”, conta.

RexPa - Um dos principais pontos do planejamento para 2026 são os jogos envolvendo o Clube do Remo e o Paysandu Sport Club, que historicamente atraem um grande público, mobilizam pessoas em todos os bairros da capital em direção ao estádio e exigem atenção redobrada das autoridades. 

Dentro dos estádios, o planejamento prevê que a  PM continue trabalhando de forma integrada com os organizadores do evento e demais órgãos de segurança, realizando revistas pessoais, controle de acesso, monitoramento das arquibancadas, resolução de conflitos entre torcedores. A atuação preventiva contribui para um ambiente seguro e familiar, permitindo que os frequentadores acompanhem os jogos com tranquilidade.

Estreia - A primeira fase da operação foi colocada em prática na tarde deste sábado (24), durante o jogo entre Clube do Remo e Bragantino, que abriu oficialmente o Campeonato Paraense. O esquema de segurança para a competição incluiu patrulhamento a pé, motorizado e o emprego de tropas especializadas, como o Batalhão de Ações com Cães e o motopatrulhamento.

Um diferencial importante para 2026 é a cobertura total dos jogos realizados no interior, em municípios como Santarém, Marabá, Cametá e Bragança, entre outros, adaptando o policiamento às realidades locais. O Comandante do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), tenente-coronel Afonso, destacou a expectativa da corporação. 

“Podemos afirmar que, no ano passado tivemos êxito em nossas ações de policiamento. Para este ano pretendemos continuar garantindo a tranquilidade nos dias de jogos. Um grande planejamento foi organizado pelo DGO e será colocado em prática, Neste primeiro momento de campeonato paraense, o plano envolve também unidades do interior do Estado, onde também ocorrerão as partidas. Os torcedores paraenses podem ter certeza que onde for necessário, a PM se fará presente para cumprir o seu dever de proteger a sociedade paraense”, frisou.

Com essa atuação antecipada e integrada, a Polícia Militar reafirma seu compromisso em assegurar que o futebol paraense siga como um espetáculo de lazer e segurança para todas as famílias.

Texto: Ascom PMPA