Cosanpa recebe estudantes da UFPA durante visitação ao Complexo Bolonha
Alunos do curso de Medicina Veterinária aprenderam sobre tratamento da água e saúde pública
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) recebeu, nesta sexta-feira (23), a turma de graduandos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Castanhal, em uma visitação ao Complexo Bolonha, uma das maiores Estações de Tratamento de Água (ETA) da região Norte do país.
Por meio de uma solicitação da professora Carla Moraes, responsável pela disciplina Saúde Pública, os alunos aprenderam sobre o processo de tratamento de água e a relação dela com a saúde animal e bem-estar de ecossistemas urbanos e rurais.
“Durante a disciplina ensino sobre o saneamento básico, a importância dele e como a sua ausência pode afetar no cotidiano das pessoas. É importante essa visita para que a gente tenha entendimento do funcionamento de todas as etapas do tratamento da água e possamos repassar esses aprendizados para outras pessoas”, afirmou Carla.
Para a aluna Nilce Sena, a visita ao Bolonha foi uma oportunidade de observar conhecimentos repassados em sala de aula sendo realizados na prática. “Para mim, essa experiência está sendo única porque eu nunca visitei uma estação de tratamento e serviu para uma conscientização acerca do gasto excessivo e desnecessário de água e a importância de economizar”, comentou Nilce.
Complexo Bolonha
Responsável pela produção e tratamento da água para mais de um milhão de pessoas em Belém e Ananindeua, o Complexo Bolonha recebe centenas de estudantes, pesquisadores e grupos comunitários anualmente. Em 2025, mais de 1.250 visitantes passaram pelo local que, além da infraestrutura de captação e tratamento, conta com tecnologia para monitoramento da rede de distribuição e laboratório para análise e controle da qualidade da água.
“A partir desses espaços, nós conseguimos conectar tanto a parte teórica, os conteúdos que os estudantes aprendem diariamente, quanto a parte prática, passando por todas as partes do tratamento da água, da coagulação até a desinfecção” declarou a Engenheira Ambiental da Equipe Técnica e Social, Karla Pontes.
Em caso de interesse de visitação, o agendamento pode ser por meio do endereço de e-mail aps@www.cosanpa.pa.gov.br, onde o remetente deve incluir informações como nome do responsável, curso, quantidade de alunos, e-mail, telefone e sugestão de data e hora da visita.
Texto: Estagiária Priscila Schalken, sob supervisão Marcelo Leite
