Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Regional de Tucuruí ultrapassa 430 mil atendimentos em 2025

Unidade oferece atendimento a pacientes de todas as idades em diversas especialidades, e alcança 98% de satisfação entre os usuários

Por Governo do Pará (SECOM)
20/01/2026 18h27

O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, formado pelo Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), no município de Tucuruí, sudeste do Pará, alcançou um recorde de produtividade em 2025. A unidade realizou 431.479 atendimentos, e atingiu o índice médio de satisfação entre os usuários de 98% durante todo o ano.

O reconhecimento dos pacientes demonstra a capacidade de acolhimento dos pacientes e o fortalecimento das áreas estratégicas de média e alta complexidade. Também reafirma o compromisso com o atendimento humanizado que o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), garante à população dos municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí, no sudeste paraense.

Usuários são acolhidos, orientados e tratados por especialistas

Foram realizados, em 2025, entre outros procedimentos, 297.107 exames laboratoriais; 39.140 de imagem; 21.147 atendimentos de urgência; 6.976 internações e 3.840 cirurgias. Na Unacon foram realizadas 7.955 consultas oncológicas; 6.356 sessões de radioterapia e 6.084 de quimioterapia, além de 1.224 biópsias. No ambulatório, 17.313 pacientes foram atendidos em várias especialidades.

Satisfação – As equipes do Hospital Regional de Tucuruí e da Unacon alcançaram alta taxa de aprovação, que chegou à média de 98%, segundo pesquisas realizadas pela equipe do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU/Ouvidoria).

Segundo o diretor-geral da unidade, Junior Souto, as conquistas são frutos do trabalho dos profissionais e do fortalecimento da estrutura da unidade. “Os números expressivos mostram a força do nosso trabalho coletivo e a confiança da população no serviço que prestamos. Ultrapassamos a marca dos 430 mil atendimentos ao longo de 2025, além de recebermos dos nossos usuários a média de 98% de satisfação ao longo do ano”, ressaltou.

O Hospital possui UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) Adulto, Pediátrica e Neonatal, e um serviço de pronto atendimento para urgências e emergências 24 horas.

HRT é referência em atendimento pelo SUS no sudeste paraense

Apoio - Mais do que estatísticas, 2025 foi um ano repleto de histórias de pessoas que descobriram no Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí e na Unacon o tratamento, o acolhimento e o apoio essenciais para iniciar uma nova etapa.

Aos 69 anos e morador de Breu Branco (município da região), Paulo Ferreira dos Santos procurou atendimento devido a uma forte dor na bexiga, que o estava impedindo de trabalhar. Com o diagnóstico de câncer de próstata, ele fez o tratamento na Unacon, desde 2019, passando por todas as etapas. Ao final, Paulo recebeu alta após a confirmação da cura. "Cheguei aqui com muita dor e preocupado, mas fui bem atendido desde a entrada. Foram cinco anos de batalha, mas eu venci. Não tenho palavras para expressar minha gratidão ao pessoal daqui pelo cuidado”, acrescentou.

Maria das Graças Oliveira, 61 anos, mora em Goianésia do Pará, outro município da Região de Integração Lago de Tucuruí. Ela foi atendida no ambulatório de especialidades por um cardiologista, e destacou o bom atendimento, desde a recepção até a consulta. “Tudo impecável e organizado, com uma equipe atenciosa. Tenho apenas gratidão", reforçou.

O aposentado Paulo Agripino Costa, 55 anos, que mora no município de Novo Repartimento, passou por cirurgia ortopédica na unidade. “Acho tudo ótimo, desde os exames até o pós-operatório. Eu me senti seguro e acolhido durante todo o tempo, e isso faz toda a diferença quando a gente está doente”, afirmou.

Elias Sodré Paulino, aposentado de 77 anos que mora em Rondon do Pará (na Região de Integração Rio Capim), também procurou o HRT com dor na bexiga e dificuldade para urinar. Na Unacon, a equipe de médicos e enfermeiros ofereceu a Elias todo o apoio possível após a descoberta de metástase. "Não sou de me sentir mal ou de ir a hospitais, mas, desta vez, foi necessário. Aqui fui recebido e cuidado com muito carinho desde o começo, e agora estou em tratamento, mas logo estarei curado. Todo o time da Unacon merece parabéns”, disse o paciente.

Serviço: O Instituto Diretrizes (ID) e a Sespa administram o Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí. Oferece diversos serviços de saúde, laboratoriais e de múltiplas especialidades, garantindo que a comunidade receba um atendimento integral e especializado, sem custos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Wellington Hugles - Ascom/HRT