Semas promove encontros com Núcleos Regionais neste início de 2026
Em Marabá, Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Semas) realizou agenda para alinhar demandas e fortalecer iniciativas institucionais no sudeste estadual
A Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) inicia 2026 reforçando a política de aproximação e escuta ativa junto aos seus Núcleos Regionais (Nures). A primeira agenda ocorreu no Nure de Marabá, na sexta-feira (16), com reunião entre o secretário estadual, Raul Protázio Romão, e os servidores lotados na unidade.
A iniciativa se pauta pelo reconhecimento de que cada Núcleo tem uma realidade própria, com desafios, vocações e demandas distintas. Na manhã da sexta-feira, em Marabá, os servidores apresentaram demandas técnicas e instrumentais relacionadas aos fluxos de processos, com foco na melhoria dos atendimentos, no aperfeiçoamento dos procedimentos e na qualificação das metodologias de trabalho adotadas no interior.
O Nure Marabá foi o primeiro dos seis núcleos regionais a ser visitado. As agendas seguem em planejamento e devem contemplar todas as regiões do Estado, fortalecendo o alinhamento entre a sede administrativa e os núcleos no interior do Pará.
Ao abordar os desafios administrativos e a organização dos fluxos internos, o secretário Raul Protázio Romão ressaltou que 2026 é um ano estratégico para consolidar resultados e preparar a secretaria para o próximo ciclo de gestão.
“Este ano é estratégico e o nosso objetivo é garantir o andamento e a celeridade dos processos, das nossas iniciativas regionais para que possamos levar sempre o melhor benefício à população. É um ritmo ousado, mas necessário, e por isso eu quero ouvir muito de vocês”, afirmou o secretário estadual.
Para a coordenadora do Núcleo Regional de Marabá, Fernanda Miranda, a iniciativa fortalece a atuação regional e amplia a participação dos núcleos nos processos institucionais. “A aproximação da sede da Semas com o Núcleo de Marabá reforça a importância do nivelamento das informações e permite que o alcance das diretrizes, programas, atividades e ações da gestão ambiental seja capilarizado ao máximo e modulado às vocações e necessidades singulares da região sudeste paraense".
"Entendo que essa interlocução favorece muito e coloca o Nure também com voz ativa nos processos, normas, entendimentos e fluxos da secretaria, a partir da ótica das nossas vivências e desafios regionais”, afirmou Fernanda.
A iniciativa foi bem avaliada pelos servidores, em geral. Eles consideram a ação um avanço na valorização de quem atua diretamente na ponta do atendimento ambiental. A escuta qualificada e a presença do titular da pasta nos núcleos regionais, fortalecem a governança desconcentrada e contribuem para a identificação de soluções mais próximas à realidade operacional do interior do Pará.
O servidor da Semas, Vitor Mota, também destacou a importância da presença do gestor máximo da pasta no núcleo regional. “A presença do secretário no Nure Marabá, representa um passo importante para o fortalecimento da governança desconcentrada. Ter esse canal de escuta direta nos permitiu apresentar as dificuldades do dia a dia e os gargalos que impactam nossos processos. Essa proximidade cria um caminho para que o conhecimento da gestão se converta em ações efetivas, que otimizem o fluxo de trabalho, deem mais agilidade ao serviço público e valorizem o esforço do corpo técnico que atua no interior do Pará", ressaltou.
