“Por Todas Elas” e “Por Todos Eles” garantem sábado de serviços gratuitos na Aldeia Cabana
Doze carretas de atendimento proporcionaram serviços médicos especializados, exames, testes rápidos, encaminhamentos a consultas, entre outros
O Governo do Pará realizou, neste sábado (17), uma grande ação de cidadania por meio dos programas “Por Todas Elas”e “Por Todos Eles”, com serviços gratuitos à população. A iniciativa ocorreu na Aldeia Cabana, localizada na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, em Belém.
No total, a ação contou com a atuação de doze carretas de serviços, reunindo órgãos estaduais que levaram à população uma ampla oferta de atendimentos com destaque para a área da saúde, que incluiu consultas médicas especializadas, exames de mamografia, ultrassonografias, tomografias, exames cardiológicos, atendimentos odontológicos, oftalmológicos com produção de óculos de grau, realização de testes rápidos e encaminhamentos para consultas e exames especializados.
O governador Helder Barbalho destacou a importância da iniciativa e o alcance da ação na capital. “Estamos aqui na Pedreira, bairro do samba e do amor, promovendo os programas ‘Por Todas Elas’ e ‘Por Todos Eles’. São doze carretas de atendimento e a expectativa é que cerca de dez mil pessoas passem por esta ação. É o Estado presente, cuidando das pessoas”, afirmou o governador.
Idealizadora do projeto, a vice-governadora Hana Ghassan ressaltou o caráter humano e inclusivo da iniciativa, além da satisfação em celebrar o próprio aniversário junto à população, em meio à grande ação de saúde e cidadania estadual.
“O ‘Por Todas Elas’ e o ‘Por Todos Eles’ nasceram para cuidar das pessoas de forma integral, olhando para a saúde, a cidadania, o bem-estar e a dignidade. Nosso objetivo é levar esses serviços diretamente para perto da população, garantindo acesso gratuito e acolhedor, especialmente para quem mais precisa”, destacou.
Durante o evento, também foram disponibilizados atendimentos da Defensoria Pública do Estado e serviços de emissão de documentos, garantindo o acesso da população a direitos básicos. A programação contou ainda com serviços de estética, como corte de cabelo, design de sobrancelhas e esmaltação, além de atividades de lazer e educação ambiental, com recreação infantil e atendimento veterinário.
Entre as pessoas atendidas, a moradora Michele Silva, de 44 anos, aproveitou o dia para participar dos serviços de beleza. Ela cortou o cabelo e levou a filha para fazer a doação dos fios, gesto que uniu cuidado pessoal e solidariedade.
“Esse tipo de ação é muito importante, porque ajuda a melhorar a autoestima das mulheres. A gente se sente cuidada e valorizada. Além disso, poder trazer minha filha para doar o cabelo foi um momento muito especial para nós. É uma iniciativa que faz diferença na vida das pessoas”, afirmou.
A filha, Nicole da Silva, de 12 anos, também comemorou a experiência. Feliz com a doação, a adolescente aproveitou a oportunidade para garantir um novo visual e destacou a alegria de poder ajudar outras pessoas. “Estou muito feliz de poder ajudar outras pessoas e ainda garantir um novo visual”, disse.
Conforto perto de casa - Moradora do bairro da Pedreira, Gesiely Cardoso ressaltou a praticidade da ação, realizada perto de casa. Ela passou pelos atendimentos de oftalmologia e realizou a escolha dos novos óculos. “A proximidade dessa ação com as nossas casas facilitou o acesso aos serviços e deu mais conforto durante o atendimento, foi tudo muito rápido, pois a ação veio até nós, e não podíamos deixar de aproveitar”, disse.
Números - Essa é a segunda ação dos programas realizada em 2026. Desde 2024, o “Por Todas Elas” já realizou mais de 200 mil atendimentos por todo o Pará.
O 'Por Todos Eles', acrescentou às ações a oferta de serviços voltados à valorização da saúde masculina, desde novembro de 2025, ampliando ainda mais o número de atendimentos oferecidos às famílias paraenses.
Serviço - Em breve, novas ações conjuntas dos programas serão realizadas. Os cronogramas podem ser consultados no Instagram oficial da Secretaria de Articulação da Cidadania: @seac.pa
