Escola Albanízia de Oliveira Lima comemora as notas dos seus estudantes no Enem 2025
São mais de 20 alunos com notas acima de 900 e 81 alunos com nota acima de 700, resultado do esforço coletivo e de apoio estrutural do Estado
Neste sábado (17), os estudantes da Escola Estadual Albanizia de Oliveira Lima, no bairro do Marco, em Belém, se reuniram para o registro tradicional na escadaria da instituição em celebração aos resultados positivos conquistados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mais de 100 estudantes estiveram presentes comemorando com orgulho a nota alta alcançada em busca de uma vaga nas universidades. A estudante Maria Clara Santos fala da felicidade pela nota 940, resultado de anos de dedicação aos estudos.
“Foi um processo difícil pra conciliar, mas é um sentimento muito alegre. É todos os sentimentos positivos possíveis e eu me sinto grata por mim mesma e pela escola por ter conseguido evoluir tanto ao ponto de conseguir uma nota boa. A nossa preparação não começa esse ano de vestibular, começa desde o primeiro ano. Então, eu sinto que a escola conseguiu me dar esse apoio e materiais suficientes pra poder estudar. Eu tô feliz”, celebrou Maria.
O secretário de educação, Ricardo Sefer, esteve presente no ato e destacou que o esforço coletivo de investimentos do governo em infraestrutura e na área pedagógica aliado ao empenho dos alunos fortalecem a educação pública do Pará
“Todo bom resultado é fruto de um mérito coletivo, um esforço coletivo e sem dúvida nenhuma a participação do governo do estado, proporcionando condições de infraestrutura, merenda, transporte, profissionais valorizados é muito importante, mas tão importante ou ainda mais, o papel dos professores, de cada um dos familiares que apoiam, emocionalmente, mas principalmente de cada um dos alunos, que, certamente, se esforçaram muito, se dedicaram muito. Nenhum resultado vem sem muito suor de camisa, sem muito estudo e os alunos daqui do Albanízia representam os cerca de 500 mil estudantes da rede pública do Pará que se esforçam diariamente e estão melhorando e aprimorando os resultados”, ressaltou o titular da Seduc.
A unidade de ensino obteve mais de 20 alunos com nota acima de 900, e 81 alunos com nota acima de 700 pontos. O desempenho dos alunos é resultado de esforço e persistência, como explica a professora de Língua Portuguesa, Ione Franco.
“Este resultado é fruto de uma persistência tenaz, eu diria. Eu trabalho de uma maneira individualizada, atendendo aluno um por um e o Albanízia está de parabéns, porque o resultado foi muito bom, temos de 700 a 940, um resultado que acaba predominando todo ano. E também o professor é reflexo do empenho do aluno e também dos professores”, disse Ione Franco.
Os resultados positivos e de destaque da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima podem ser percebidos também em outras unidades de ensino, como a Escola Estadual Prefeito Carim Melém, no município de Monte Alegre, cujos alunos obtiveram notas acima de 900 pontos.
“O projeto da professora Ione, de reconstrução de texto, já é um projeto consolidado em cima da estrutura da redação. Então, a cabe à escola dar uma melhor estrutura, conforto, conversa e auxiliar para que no final do ano eles conquistem uma excelente nota. A gente consegue isso todo ano, mas isso claro, toda uma estrutura, um acolhimento, tanto de professores, mas também da Secretaria de Educação, que nos dá suporte para que possamos ter esse resultado todo ano. É um sentimento de alegria, porque quando eles entram aqui no primeiro ano estão cheios de sonhos e os sonhos que eu também tinha, então, assim, eu sei o que eles têm na escola pública uma qualidade fazer isso por eles, vendo essa foto na escada é ver todo aquele sonho quando eles estavam lá no primeiro ano”, falou emocionado o diretor da escola, Theo Queiroz.
