Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Sonho realizado: Regional de Santarém promove ensaio fotográfico com gestante

A gravidez de alto risco, impediu Ana Maria de participar do chá de bebê, mas ela ganhou uma sessão de fotos no hospital, antes da chegada de Ana Cecília

Por Gustavo Campos (SECOM)
17/01/2026 08h26
Em Santarém, o sonho de Ana Maria era ter essas fotos

Com 33 semanas de gestação, a Ana Cecília é muito aguardada pelos pais Ana Maria Viana da Silva e Adaildo Feitosa da Silva, 26 e 31 anos, respectivamente. A chegada dela é um momento muito especial para o casal, que está há 12 anos junto e já tem uma filha de oito anos de idade. Na quinta-feira (15), os dois tiveram a oportunidade de realizar um sonho: o de participar de um ensaio fotográfico com a bebê ainda na barriga da mãe.

"Como é a última filha, eu queria muito as fotos. Eu me perguntei: como a gente vai fazer para tirar? Mas graças a Deus deu tudo certo", comemorou Ana Maria. A sessão de fotos ocorreu na área externa do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará.

Por conta de complicações durante a gravidez, a mãe da Ana Cecília precisou ser internada e há pouco mais de um mês é acompanhada diariamente pelos profissionais da unidade, que é referência no atendimento de obstetrícia de alto risco para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios do interior do estado, ofertando consultas, exames, internação e até mesmo parto normal ou cesariano.

Como ela não podia sair do hospital, a ação de humanização foi pensada para que a paciente não ficasse sem este ensaio tão especial. "Com a ajuda de toda a equipe do hospital, conseguimos que a sessão de fotos fosse autorizada, para que ficasse eternizado. Ela ficou extremamente feliz. Ter esse momento acaba aquecendo mais o coração dela enquanto mãe. Ela me disse que era um sonho poder tirar essas fotos com a filha ainda no ventre. Então ficamos muito contentes em poder promover isso", explicou a médica Isabela Reis, especialista em ginecologia e obstetrícia.

Ensaio fotográfico no Hospital Regional do Baixo Amazonas

E o ensaio teve a direito a tudo: making off, maquiagem e, claro, muitas fotos para celebrar a chegada da Ana Cecília. A responsável em eternizar este momento foi Geisa Karla Ferreira, que trabalha com ensaios de gestante há oito anos. Ela é amiga da Ana Maria e sabia do desejo dela de realizar a sessão de fotos. Então, não mediu esforços para tornar isso possível.

"Ela me disse que estava triste porque não ia conseguir fazer o ensaio por conta da internação. Aí eu disse que nem que fosse na sacada, em uma parede, a gente ia fazer, que era para ela pedir para a direção do hospital. Aí eu fiquei super empolgada quando ela disse que daria certo. E sem falar que ganhamos de brinde esse cenário, onde conseguimos fazer fotos maravilhosas", afirmou.

A maquiadora Damares Chaves Silva também fez parte da ação, deixando a Ana Maria ainda mais bonita para as fotos. "Foi a minha primeira experiência e para mim, foi algo surreal. Realçar a beleza de uma mulher em um momento assim é algo maravilhoso. Eu digo que a minha profissão não é só maquiagem, mas realizar sonhos. E viver essa experiência aqui hoje vai ficar marcado na minha profissão e na minha vida".

Ana Maria e Adaildo Silva

Chá de bebê - Há pouco mais de 40 dias, Ana Maria precisou ser internada e posteriormente foi transferida para o HRBA e está desde então em acompanhamento, esperando a chegada da filha.

No último dia 10 de janeiro, ela e o marido foram presenteados por amigos com um chá de bebê. E já que a Ana não pôde participar do evento, coube ao Adaildo representar a esposa, de uma maneira muito curiosa. Ele usou um vestido e uma barriga falsa para recepcionar todos os convidados.

"Eu queria muito fazer, só que eu internei no fim de novembro. O pessoal da Igreja disse que não ia deixar de fazer, então eu disse para ele ir. Ele foi, mas ele não sabia o que ia acontecer", destacou Ana Maria.

"Não foi ideia minha (risos). Foi ideia da organizadora. Aí eu tive que representar e representei muito bem", contou Adaildo. A representação dele no chá virou um vídeo que viralizou nas redes sociais, sendo compartilhado em vários perfis famosos do Brasil. E com a chegada da Ana Cecília prevista para os próximos dias, aumentou ainda mais o desejo do casal de fazer o ensaio fotográfico. Vontade que foi atendida e viabilizada pelo setor psicossocial do HRBA.

"O nosso serviço social trabalha com a visão de garantir os direitos dos nossos pacientes e fazer o acompanhamento da família também. Quando ela nos trouxe essa demanda, achamos que era algo que ia proporcionar um momento de felicidade, de alegria, que ela gostaria de compartilhar. Além de sair da rotina da internação. Foi a primeira vez que eu acompanhei um momento de tanta felicidade, tanto na minha vida profissional quanto para esse casal", ressaltou a assistente social Udimere Matos.

Ana Maria realizou o sonho da sessão de fotos antes da filha nascer

"Para nós, é motivo de orgulho poder propocionar este momento e fazer parte dessa lembrança tão especial na vida dessa família. O Hospital Regional trabalha não só para recuperar a saúde física dos nossos pacientes, mas para que eles sejam cuidados integralmente enquanto estão aqui conosco. Então, sempre promovemos  ações humanizadas como essa, para mostrar o quanto os nossos usuários são importantes para todos nós, profissionais. Viver momentos como esse é a razão de toda a nossa dedicação diária", comemorou o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.

Para quem teve o sonho realizado, fica o agradecimento e a lembrança de um dia especial para celebrar a chegada da Ana Cecília. "Me senti acolhido pelo hospital, por todo o pessoal que trabalha aqui. Um atendimento humanizado. Jamais imaginei que a gente ia conseguir fazer um book de fotos dentro de um hospital. Mas graças a Deus, deu tudo certo. Eu agradeço ao HRBA e a todos os colaboradores", agradeceu Adaildo.

"É isso mesmo. Não vou falar mais não, que vou chorar", concluiu, emocionada, a paciente Ana Maria da Silva.