Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Governo do Pará amplia rede de cidadania com a entrega da 22ª Usina da Paz em Igarapé-Miri

Novo complexo no nordeste paraense oferece mais de 70 serviços gratuitos, reforça a segurança pública e marca a expansão do maior programa de inclusão social da América Latina

Por Matheus Rocha (SEAC)
16/01/2026 13h48

O governo do Pará consolidou, nesta sexta-feira (16), mais um avanço estratégico na política de assistência social com a inauguração da Usina da Paz em Igarapé-Miri, no Nordeste do Estado. Esta é a 22ª unidade do maior programa de cidadania da América Latina a entrar em operação, projetada para realizar mais de mil atendimentos diários em uma estrutura moderna de 70 serviços gratuitos. Com foco na redução da criminalidade e na promoção da justiça social, o novo equipamento público integra as áreas de saúde, educação, qualificação profissional e lazer, beneficiando diretamente milhares de famílias mirienses.

Durante a entrega, o governador do Pará, Helder Barbalho, falou sobre a satisfação em poder entregar mais uma Usina da Paz à população paraense.

“É uma alegria muito grande estar inaugurando a Usina da Paz de de Igarapé-Miri. Hoje, nós abrimos as portas deste equipamento. Serão mais de 30 órgãos reunidos em um só lugar. Por aqui, vão passar mais de mil pessoas por dia, em diversos tipos de atendimentos, para todas as idades, das crianças aos idosos, tudo gratuito. Onde a Usina chega, transforma, onde a Usina chega, traz um novo tempo para o ambiente social, traz cidadania, justiça social, redução de criminalidade e oportunidades. É isso que estaremos implementando, a partir de hoje, aqui em Igarapé-Miri”, declarou o chefe do poder Executivo estadual.

A manhã também foi especial para a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, que, além da entrega do novo equipamento de cidadania estadual, celebrou o aniversário junto à população.

“Nada podia me dar mais prazer na vida do que estar aqui, com minha família, comemorando o meu aniversário, junto de toda a população. Eu sou miriense e sei o quanto essa cidade precisava de uma Usina da Paz. Muitas famílias queriam ter um espaço como esse. A Usina da Paz é das famílias. Muitas crianças vão sonhar aqui nesse espaço, muitos adultos vão aprender aqui dentro, muitas famílias vão se sentir acolhidas. Esse é um espaço de oportunidade para todos!”, discursou a vice-governadora do Pará.

Para o prefeito de Igarapé-Miri, Roberto Pina, este é um momento histórico para a cidade. “Hoje estamos ganhando um equipamento que representa uma das maiores conquistas para este município: A Usina da Paz. É uma política pública que vai ajudar a reduzir a criminalidade, levar qualificação para as famílias, cidadania e lazer.” afirmou o gestor municipal.

Ainda durante a entrega do novo equipamento público, o governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan e demais autoridades presentes participaram da plantação de uma muda de pau-brasil, um ato simbólico de educação e preservação ambiental e da história da natureza brasileira.

Usina da Paz Igarapé-Miri

Localizada na rodovia Governador Moura Carvalho, a nova Usina da Paz vai ofertar mais de 70 serviços gratuitos em áreas fundamentais para a transformação social, como saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cidadania, cultura e lazer. Esta é a quinta unidade entregue pelo governo do Pará na Região do Tocantins, que já conta com estruturas semelhantes nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Cametá e Moju.

Assim como as demais unidades já entregues, o novo equipamento público estadual possui estrutura moderna e funcional, composta por dois prédios principais - Usina e Assistência - onde serão ofertados serviços como emissão de documentos e atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos. O espaço também dispõe de bibliotecas, salas de estudo, salas de informática, ambiente de gastronomia, áreas para reforço escolar, cursos de qualificação profissional e espaços de convivência.

A unidade conta ainda com praça multicultural para eventos, piscina, complexo poliesportivo, quadra aberta de areia, academia ao ar livre e playground infantil, entre outros ambientes.

“Este espaço foi pensado para acolher, proteger e oferecer oportunidades, garantindo que crianças, jovens, adultos e idosos tenham acesso a serviços essenciais, capacitação profissional, cultura, esporte e lazer. É um investimento direto na dignidade das famílias mirienses e na construção de uma sociedade mais justa e segura”, destacou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.

Sonho realizado

Para a comunidade local, a chegada da Usina da Paz representa um sonho realizado, como afirmou a professora Maria Agostinho Paiva. “Isso aqui era um sonho para nós e, graças a Deus, está se realizando hoje. A Usina chega para evoluir mais a nossa sociedade, com mais emprego, com mais estudos e outras coisas que a gente precisa, como educação, lazer, esporte, tudo vai ter aqui. Este é um projeto ótimo”, frisou.

Para a professora Maria Agostinho Paiva, a Usina é um sonho realizado

A auxiliar de serviços gerais Patrícia dos Santos destacou a importância que o equipamento vai ter para os jovens da cidade. “Eu creio que a Usina vá ajudar bastante na área de educação e na área de incentivos e qualificação dos jovens e adolescentes. Me sinto feliz pelo fato de que a gente está tendo o privilégio de receber uma Usina na nossa cidade”, relatou. 

Patrícia dos Santos destacou a importância do equipamento para a juventude local

Na opinião da técnica de enfermagem Erika Monteiro, a chegada do novo equipamento público de cidadania é algo sensacional. “A Usina vai trazer soluções que vão verdadeiramente somar na vida de todos os moradores. Minha filha é atleta de vôlei e, a partir de hoje, vai poder utilizar a estrutura da Usina para treinar. Então, esperamos que esse espaço também traga oportunidades para o surgimento de novos talentos na nossa cidade”, disse.

A técnica de enfermagem Érika Monteiro resumiu a obra como "sensacional" para a cidade

Referência em transformação social

As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo governo do Pará com o objetivo de promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis. O projeto integra o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Desde 2021, quando foi entregue a primeira Usina, já foram realizados mais de 11,7 milhões de atendimentos no Estado.

Na área da segurança pública, as Usinas da Paz contribuem para reduções expressivas nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nas regiões onde estão inseridas, com quedas que chegam a 90%, evidenciando a eficácia da política pública na promoção da segurança e da qualidade de vida.

Expansão no Pará

Com a entrega da Usina da Paz de Igarapé-Miri, o Pará alcança a marca de 22 unidades em funcionamento, sendo seis na capital - Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui, Cabanagem e Icoaraci/Outeiro -, além de 16 distribuídas entre municípios da Região Metropolitana de Belém e do interior, como Ananindeua, Marituba, Benevides, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Moju, Bragança, Igarapé-Miri, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Outras Usinas seguem em construção nos municípios de Ananindeua (que receberá a segunda unidade, no bairro Distrito Industrial), Altamira, Paragominas, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, Portel, Parauapebas (segunda unidade), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu e São Félix do Xingu.