Detran realiza ações educativas e preventivas na operação Verão 2015 em Salinópolis
Abordagens e ações educativas diversas estão sendo desenvolvidas no município de Salinópolis neste segundo final de semana das férias escolares pela Coordenadoria de Educação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA) como parte da operação Verão na Paz 2015 do governo do Estado. As atividades ocorrem em dois períodos. Pela manhã, os trabalhos são concentrados na rampa que dá acesso à praia do Atalaia; na PA 124, em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros, no mercado municipal e também na chegada ao município, em frente ao batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em ações integradas com agentes de fiscalização de trânsito da instituição, policiais militares, homens do CPC Renato Chaves, Ministério Público e Superintendência do Patrimônio da União. No período noturno as ações se concentram principalmente na orla da praia do Maçarico.
A partir da parceria firmada com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), já neste segundo final de semana das férias, os agentes de educação terão um quisoque à disposição, onde serão veiculados vídeos educativos e de prevenção para crianças e adultos na orla do Maçarico e ministradas pequenas plastras. De acordo Diego Valente, coordenador de educação do Detran, um dos focos das atividades realizadas no período norturno é a travessia na faixa de pedestre. “Infelizmente, observamos que tanto pedestres quanto condutores não dão a devida importância à faixa de pedestre. Outra situação bastante frequente por aqui, são crianças menores sendo transportadas no banco dianteiro no colo dos pais e quando estão no banco traseiro não estão usando nem cinto nem o dispositivo de retenção. O que é um grande perigo. Sabemos que todos querem se divertir e é difícil parar um minutinho que seja para nos dar atenção, mas não desistimos. Vamos dar prosseguimento ao nosso trabalho diário que é o de alertar, orientar e tentar prevenir as situações de riscos e quem sabe evitar acidentes”, pondera o coordenador.
No local também são realizadas atividades infantis lúdicas sobre educação no trânsito nas linguagens de cinema, pintura corporal, desenhos e jogos educativos. “Nossas atividades, seja com as crianças ou com adultos, são realizadas com orientação, de forma a chamar atenção a situações de rotina, que por este motivo são realizadas sem a atenção devida, como andar de bicicleta em locais seguros, atravessar a faixa de pedestres segurando a criança pelo pulso e não pelas mãos, mostrar a elas o significado das sinalizações semafóricas (horizontal e vertical) e outras situações do dia a dia”, diz João Veiga coordenador de equipe em Salinópolis.
A professora Indianara Castro, 36, mãe de Tiago e Ana Luisa, de 7 e 9 anos respectivamente, avalia que “a forma lúdica de se trabalhar esta temática é altamente absorvida pelas crianças, elas aprendem como se comportar corretamente no trânsito de forma descontraída e o material distribuído está bem elaborado e de acordo com a faixa etária. Parabéns”, disse a educadora.
Fiscalização – De acordo com Ivan Feitosa, coordenador das ações de fiscalização que estão sendo desenvolvidas pelo Detran em Salinópolis, há grande movimentação de veículos e pessoas observadas a partir deste segundo final de semana das férias escolares. “Só para ter uma ideia, somente na madrugada de sexta, 10, para sábado, 11, realizamos 16 autuações por alcoolemia, destas, cinco por crime, pois ao realizarem o teste do etilômetro, o aparelho acusou indíces acima do limite estipulado em lei, configurando não apenas a infração mas também o crime de trânsito e assim os condutores foram encaminhados para a delegacia do município. Também houve um acidente na praia, mas apenas com dano material”, informa o agente.
Feitosa pede a colaboração dos frequentadores de Salinas para que as férias prossigam com tranquilidade apesar do grande número de pessoas que continuam a chegar no município e chama atenção para algumas situações, como o volume do som na praia, o trânsito de veículos apenas nas áreas sinalizadas e a condução de quadriciclos por menores. “Com relação ao volume dos sons, trabalhamos em parceria com a DEMA. Se alguém se sentir incomodado, pedimos ao proprietário que baixe o volume, caso não seja atendido, aí é necessário o apoio policial. Quanto ao tráfego de veículos todos estão cientes de que há uma área sinalizada para esse fim. No que diz respeito aos quadriciclos, a legislação diz que é preciso possuir habilitação na categoria B para conduzir este tipo de veículo, portanto, ser maior de idade, e ainda é preciso usar capacete. Insistimos na parceria com o cidadão. É preciso que todos façam a sua parte. A infração só existe se há um condutor infrator. E não se trata do valor da multa e sim da segurança das famílias. Do bem mais valioso que temos: a vida de nossos entes queridos”, afirma Feitosa.