Belém celebra 410 anos com entrega do Novo Mercado de Carne e ações sociais no Ver-o-Peso
Vice-governadora Hana Ghassan participou do tradicional "Parabéns" e celebrou a cidade junto com trabalhadores no Ver-o-Peso, nesta segunda-feira (12)
Belém comemora 410 anos nesta segunda-feira (12), e ganhou uma grande mobilização no Complexo do Ver-o-Peso. O evento reuniu autoridades, trabalhadores e a população em um dos cartões-postais mais emblemáticos da capital. A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, participou da programação ao lado do prefeito, Igor Normando, marcando presença na entrega do novo Mercado de Carne Francisco Bolonha, no tradicional momento do “Parabéns” à cidade e na entrega de cheques do programa habitacional estadual Sua Casa.
Durante a cerimônia, Hana Ghassan destacou a força do povo belenense e a importância de investir na qualidade de vida da população.
“Hoje é dia de celebrar os 410 anos da nossa cidade querida, junto com o nosso povo trabalhador, que todos os dias sai cedo para garantir o sustento da sua família", frisou.
"Desejamos uma Belém cada vez mais bonita e melhor para todos que vivem aqui. Tenho certeza de que 2026 será um ano ainda melhor, um tempo de prosperidade e plenitude para essa cidade. Viva Belém!”, afirmou a vice-governadora.
O prefeito Igor Normando ressaltou que a entrega do mercado representa um marco para o patrimônio histórico e para os trabalhadores do complexo.
“Estou feliz de poder entregar essa obra que é um símbolo da nossa cidade, um marco na história do Ver-o-Peso e do comércio popular, e principalmente dar dignidade para os trabalhadores. Essa entrega resgata um pouco da nossa história e valoriza o nosso patrimônio”, declarou.
Patrimônio reconstruído
A vice-governadora e demais autoridades visitaram o Mercado de Carne Francisco Bolonha, símbolo arquitetônico do período áureo da borracha. O prédio foi totalmente reconstruído por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), seguindo as normas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Mercado de Carne abriga permissionários que atuam na venda de carnes, produtos industrializados e artigos religiosos, além de setores de gastronomia e artesanato, consolidando-se como polo turístico para visitantes de várias regiões do Brasil e do mundo.
Artesã há cinco anos no local, Cristina Selma Santos da Silva, comemorou as melhorias. “Essa obra veio para alavancar nosso trabalho. Está vindo muito turista. Os banheiros ficaram excelentes, a pintura, tudo ficou muito bom. Antes, quase não entrava ninguém, agora eles estão vindo. Isso aqui é um cartão-postal, tem que ser cuidado e valorizado”, afirmou a trabalhadora autônoma.
Bolo gigante - A comemoração foi marcada pela tradicional expectativa da população para a distribuição do bolo gigante de aniversário. Entre os presentes estava, Maria de Belém, dona de casa que carrega no nome a identidade com a capital.
“Eu estou aqui por causa do aniversário da cidade, porque é o meu nome também. Belém é uma cidade muito linda, maravilhosa”, disse Maria de Belém.
Produzido artesanalmente, o doce de 15 metros de comprimento, com duas camadas e recheios regionais à base de cupuaçu, castanha-do-pará e cumaru, atraiu a atenção do público. A multidão que aguardava na fila recebeu as porções embaladas em pequenas caixinhas, garantindo a lembrança do aniversário da capital paraense.
Outra moradora, dona Raimundo Lima dos Santos, também fez questão de participar da celebração. “Gosto de comemorar o aniversário da cidade. Belém tem de tudo, é tudo de bom. Eu sempre venho aqui no Ver-o-Peso”, contou a dona de casa.
Nos bastidores da festa, a confeiteira Rosilene Farias participou pela primeira vez da produção do bolo comemorativo. “É a primeira vez que eu faço um bolo desse tamanho. Foi maravilhoso. Isso vai ficar para a história da minha vida profissional”, relatou.
Sua Casa - Como parte da agenda do aniversário, a vice-governadora também participou da entrega de mais de 100 cheques do programa Sua Casa, do Governo do Pará, que garante apoio financeiro para famílias de baixa renda realizarem melhorias em suas residências, reforçando o compromisso do Estado com políticas públicas de habitação e inclusão social.
