Mangal das Garças celebra 21 anos com programação gratuita e novo mapa ilustrado
Referência em lazer e educação ambiental, o parque comemora aniversário neste domingo (11) com atividades infantis, apresentação de aves de rapina e homenagem à história de Belém.
Um dos pontos turísticos mais queridos de Belém se prepara para celebrar mais um ano de história em grande estilo. O Parque Zoobotânico Mangal das Garças completa 21 anos nesta segunda-feira (12) e convida o público para uma programação especial e totalmente gratuita neste domingo (11), a partir das 9h30. O evento une natureza, lazer e educação ambiental, oferecendo edições comemorativas de seus principais projetos e um momento especial de parabéns com bolo, celebrando duas décadas de encanto às margens do rio Guamá.
A manhã festiva começa com o Projeto Ecoarte, focado em atividades lúdicas e criativas para estimular a consciência ambiental nas crianças. Logo em seguida, o Momento EcoZoo aproxima os visitantes da fauna local, apresentando nesta edição curiosidades sobre aves de rapina, como gaviões e corujas.
Como presente para o público, o Mangal ganha um novo mapa ilustrado, produzido pela neurocientista e ilustradora paraense Alana Pinheiro. Criada no bairro do Jurunas e hoje residente na Dinamarca, Alana revela que o projeto nasceu de memórias afetivas: “O parque é muito próximo da casa dos meus pais, então eu estive no Mangal em diversas ocasiões. É quase uma coisa de geração, porque eu fui lá com os meus pais e agora a minha irmã vai com o meu sobrinho”, comenta a artista.
Para a elaboração do mapa, a ilustradora utilizou a planta do complexo para destacar áreas como o borboletário, o mirante e o trapiche. “Todos esses elementos são marcados para que o visitante possa explorar tudo e ter uma experiência completa. Para a escolha da fauna e da flora, levei em consideração o que mais se sobressai, como o aningal, as palmeiras de açaizeiros e animais como os flamingos e as garças”, explica Alana, ressaltando o destaque dado às borboletas, das quais o parque é referência mundial em reprodução.
A gestão do espaço, realizada pela OS Pará 2000, reforça o papel social do parque na capital. Para a coordenadora de Marketing, Comunicação e Cultura, Fernanda Scaramuzzini, a gratuidade da festa é um agradecimento. “Essa programação especial é uma forma de agradecer ao público que faz do Mangal um espaço tão querido. Que esses 21 anos sejam apenas o começo de uma história ainda mais bonita, com mais educação, sustentabilidade e experiências inesquecíveis”, declara.
Consolidado como um dos destinos mais visitados do Pará - com mais de 350 mil visitantes apenas em 2025 - o Mangal das Garças manterá suas atividades diárias, como a alimentação das iguanas e quelônios. Devido ao aniversário do parque e da cidade, o funcionamento sofrerá uma alteração excepcional: o espaço abrirá na segunda-feira (12) e fechará para manutenção na quarta-feira (14). Nos demais dias, o público pode usufruir normalmente dos 40 mil metros quadrados de biodiversidade que tornam o parque um verdadeiro refúgio verde no coração de Belém.
Serviço:
Aniversário de 21 anos do Mangal das Garças
Data: 11 de janeiro de 2026
Local: Parque Zoobotânico Mangal das Garças
Horário: das 9h ao meio-dia
9h às 11h - Projeto Ecoarte
9h30 - Momento Ecozoo: apresentação aves de rapina
10h - Parábens, Mangal!
Entrada gratuita
Texto: Beatriz Santos e Bianca Portela/Ascom OS Pará 2000
