Pará e Espanha discutem parcerias e novos investimentos no Estado
O Governador Simão Jatene recebeu o embaixador da Espanha, Manuel de La Camara Hermoso, que veio ao Pará junto com representantes de empresas espanholas que tem interesse em investir no Estado. O encontro, realizado na manhã desta terça-feira, 14, no Palácio do Governo, foi marcado pela apresentação das expertises do Grupo Tragsa, empresa estatal da Espanha, e pelos projetos de infraestrutura que estão sendo desenvolvidos pelo Estado do Pará, como o programa Municípios Verdes e a Ferrovia Paraense (Fepasa).
Para o embaixador Manuel Hermoso, o Pará tem um enorme potencial de desenvolvimento. “O estado do Pará é o segundo maior do país e tem uma grande capacidade nas áreas de infraestrutura, transporte, meio ambiente e turismo. Cerca de 90% das empresas espanholas estão concentradas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e eu sempre falo para que elas olhem para essa parte do Brasil, especialmente para o Pará que é a grande fronteira do futuro no país”, afirmou o embaixador que visita o estado pela primeira vez.
O governador Simão Jatene destacou que Brasil e Espanha têm identidades comuns e muitas complementaridades. “A grande questão é identificarmos isso e ver como a gente pode estreitar relações que proporcionem o desenvolvimento desse país que se chama Pará”, opinou o governador ao declarar que o Estado é uma das mais belas e diversas unidades da Amazônia, com uma fantástica concentração de recursos naturais que contrastam com indicadores sociais precários.
O secretário geral da Tragsa, José Quintanilla, informou que a empresa está instalada há um ano e meio no Pará, em parceria com a construtora Cabrera, onde desenvolve alguns projetos nos municípios de Belém, Santarém, Itaituba e Marabá, nas áreas de saneamento e habitação. Alguns desses projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e o interesse do grupo é expandir a parceria para as áreas de infraestrutura, ordenamento urbano e turismo.
“O Pará é a terra das oportunidades. Acredito que depois desse encontro com o governador teremos a oportunidade de ampliar nossas parcerias no Estado. Temos vontade de crescer e fazer novos trabalhos aqui, em áreas que também fazem parte da nossa carteira comercial como consultoria e engenharia”, explicou José Quintanilla, que acredita que a empresa pode auxiliar na administração pública contribuindo para o desenvolvimento do estado, conforme experiência ocorrida na Espanha.
Participaram da reunião o conselheiro de agricultura, alimentação e meio ambiente da Embaixada da Espanha no Brasil, Luis Benito Ruiz; a conselheira comercial da Embaixada da Espanha no Brasil, María Amelia Guzmán Martínez-Valls; o diretor geral da empresa Tragsa Brasil, Félix Díaz de Rada Santos; os representantes comercial da Tragsa Brasil, Fernando Carmona Cabrera e Flávio Carmona Cabrera; o gerente nacional da Projar, Bernardo Llorca; além da coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Pará, Larissa Chermont, e do secretário de Estado para o Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto.