Câmeras reforçam ações de segurança nos principais balneários neste verão
Neste mês, além do reforço no efetivo das corporações policiais, as câmeras instaladas nos principais balneários procurados pelos veranistas paraenses têm cumprido um importante papel no esquema montado pelo Sistema Estadual de Segurança Pública. Os equipamentos, que monitoram pontos estratégicos em diversos municípios da capital e do interior, têm reforçado a segurança na população e auxiliado na captura de infratores, que aproveitam o período de grande fluxo de pessoas neste período.
Na noite desta segunda-feira, 13, entretanto, um grupos de infratores foi flagrado pelo videomonitoramento, após assaltar um posto de gasolina e uma frutaria em Santarém, no oeste do Estado. “O vídeo-operador percebeu algo estranho, direcionou a câmera para a situação e, ao compreender que do que tratava, acionou imediatamente o despacho, que deslocou uma viatura até o local. A quadrilha, composta de cinco pessoas, acabou presa", informa o tenente coronel Marcus Miranda, subdiretor do Centro Integrado de Operações (Ciop).
Para ele, isso confirma a importância fundamental das câmeras para a garantia da segurança pública. “É mais um elemento que vem somar às ações policiais, seja as voltadas à prevenção ou ao combate ostensivo. Além disso, as imagens ficam guardadas por cerca de um mês e, com a instauração do inquérito policial, elas podem ajudar a corroborar o processo e a manter essas pessoas presas, já que constituem provas”, ressalta o tenente coronel Marcus Miranda.
Este ano, policiais e bombeiros militares foram destacados para reforçar as ações durante o veraneio em Salinas e Conceição do Araguaia, especificamente para o trabalho de videomonitoramento. Em julho, ambos os municípios costumam ser bastante visitados nas regiões nordeste e sul do Pará, respectivamente. “Além disso, implantamos duas novas câmeras em Salinas logo no início do mês, após os próprios órgãos de segurança nos apontarem essa necessidade pela quantidade estimada de pessoas que o balneário receberia", informa Miranda. Agora, elas se somam às dez que já estavam instaladas.
Em Conceição do Araguaia, o reforço veio pela primeira vez. Ao todo, 42 servidores foram destacados para reforçar a Operação Verão. A equipe é composta de coordenadores, monitoradores de câmeras eletrônicas, atendentes, despachantes e motoristas policiais. O reforço contempla os serviços de recepção de chamadas telefônicas para os números 190 ou 193, despacho de ocorrências por meio do sistema de radiocomunicação com as guarnições em serviço, que convergem para o atendimento das ocorrências geradas, devido o aumento esperado para essa época do ano.
Além da sede em Belém, o Centro de Operações possui seis núcleos regionais - em Altamira, Castanhal, Capanema, Conceição do Araguaia, Marabá e Santarém - além de outros cinco centros de atendimento e despacho, que atendem municípios com menos de 30 mil habitantes. São eles: Salinas, Bragança, Tailândia, Parauapebas e Santa Isabel do Pará. Neste ano, novas câmeras serão instaladas em Altamira, Bragança e Santa Isabel. De acordo com subdiretor Miranda, o processo de levantamento das necessidades e dos pontos já foi iniciado. Pelo menos 30 câmeras devem ser instaladas.