Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Hospital Metropolitano reduz consumo de água com modernização da lavanderia

Investimento da Sespa em novas máquinas torna processos mais eficientes e contribui para a sustentabilidade da unidade

Por Alberto Dergan (HMUE)
05/01/2026 15h30

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, vem alcançando resultados expressivos na redução do consumo de água a partir da modernização da lavanderia hospitalar. A melhoria é resultado direto do investimento do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), na aquisição de novos equipamentos mais modernos e eficientes.

De janeiro a novembro de 2025, a unidade pública obteve uma redução média de 18,55% no consumo de água. O resultado reforça a importância do investimento em tecnologia como estratégia para promover eficiência, economia de recursos públicos e sustentabilidade ambiental.

Foram instaladas três novas máquinas lavadoras e extratoras, fornecidas pela Sespa. Os novos equipamentos representam um avanço significativo na infraestrutura do hospital, especialmente por aliarem tecnologia, eficiência operacional e responsabilidade ambiental.

Impactos positivos - As máquinas modernas consomem menor volume de água por ciclo de lavagem, mantendo a qualidade e a segurança dos processos, fundamentais em um ambiente hospitalar. Além disso, por serem equipamentos novos, apresentam menor frequência de falhas técnicas, o que reduz a necessidade de segundas lavagens de enxovais e, consequentemente, evita o desperdício de água.

“A modernização da lavanderia representa um avanço importante para o Hospital Metropolitano, pois alia eficiência operacional, economia de recursos e responsabilidade ambiental. As novas máquinas permitem processos mais seguros e eficazes, com menor consumo de água e menos retrabalho, o que reflete diretamente na sustentabilidade da unidade e na boa gestão dos recursos públicos”, destaca o coordenador de apoio do HMUE, William Bendelak.

Os impactos positivos da modernização já podem ser observados nos indicadores de consumo da unidade. Desde a implementação, o hospital passou a registrar uma tendência contínua de queda no consumo mensal de água. Em novembro de 2025, foi registrado o menor consumo do ano, com 6.134 m³.

“Esse resultado é fruto de uma gestão alinhada às diretrizes da Sespa, que tem investido de forma estratégica na modernização da rede hospitalar. O apoio da Sespa fortalece a eficiência dos processos internos do Hospital e garante o uso responsável dos recursos públicos para contribuir diretamente para a sustentabilidade da unidade, sem comprometer a qualidade e a segurança da assistência prestada aos pacientes”, ressalta o coordenador.

Estrutura 

Pertencente à rede pública de saúde do governo do Pará e gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano é referência estadual em atendimento de média e alta complexidade, especialmente nos casos de trauma e queimaduras, atendendo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade dispõe de leitos operacionais em traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica para vítimas de queimaduras e unidades de terapia intensiva (UTI), consolidando-se como um dos principais centros de atendimento de urgência e emergência do Estado.