“Vira Pará” terá esquema especial de trânsito organizado pelo Detran
Operação integrada vai garantir segurança viária e fluidez no entorno do Mangueirão durante a festa de Réveillon, no dia 31 de dezembro
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizará um esquema especial de trânsito para o “Vira Pará”, festa de Réveillon promovida pelo Governo do Estado, que ocorre no dia 31 de dezembro, no estacionamento do Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. A operação tem como objetivo garantir segurança viária e fluidez no tráfego durante o evento.
A ação integra o Plano Integrado de Segurança e Mobilidade, com atuação conjunta de órgãos estaduais e municipais. Conforme o planejamento, a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade Urbana (Segbel) ficará responsável pela organização do tráfego na Avenida Transmangueirão, enquanto o Detran atuará no ordenamento e fiscalização do fluxo de veículos na Avenida Augusto Montenegro.
De acordo com o coordenador de Operações do Detran, Ivan Feitosa, a orientação é para que os condutores cheguem com antecedência e sigam a sinalização e as orientações dos agentes. “Essas medidas são fundamentais para garantir um trânsito mais seguro e organizado durante a chegada e a saída do público”, destacou.
Alterações no trânsito - Durante o evento, a Avenida Transmangueirão servirá de via para acesso aos portões do estacionamento, o qual funcionará somente no lado B do estádio. Na Avenida Augusto Montenegro, não estão previstas mudanças fixas, mas poderão ocorrer intervenções pontuais para melhorar a fluidez, inclusive com uso das faixas exclusivas do BRT, se necessário.
As ações de fiscalização terão início no período da tarde e seguirão até a dispersão do público. O Detran orienta motoristas de táxi e de aplicativos a utilizarem corretamente os pontos de embarque e desembarque. A fiscalização será intensificada, com atenção especial para o combate à combinação de álcool e direção, incluindo o uso de etilômetro.
