Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPERANÇA

HRPT realiza ensaio fotográfico de Natal com bebês prematuros em Altamira

Ação de humanização eterniza momentos de esperança para famílias de recém-nascidos internados nas UTIs Neonatal e Berçário do Hospital da Transamazônica

Por Governo do Pará (SECOM)
24/12/2025 17h14
Mesmo no hospital a vida pode ser comemorada, assim como o Natal

Tanta fofura pode até não caber em uma foto, mas o registro serve para preservar momentos que serão lembrados daqui a alguns anos, quando os bebês saberão a batalha que tiveram de travar assim que chegaram ao mundo. Luka Silva, de 3 meses, era tão pequenino que mal cabia na mão, recorda a mãe, Maelly Gomes da Silva. “Quanto mais meu filho crescer mais vai escutar sobre cada doutor, cada técnica e enfermeira. Ele vai saber que todos foram importantes para que ele estivesse aqui comigo”, conta. Esse é o primeiro Natal de Luka e o primeiro da mãe longe da família. Mas sempre dá para comemorar a vida.

Como parte da programação de fim de ano, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, Sudoeste do Pará, onde Luka está internado há mais de 70 dias, para tratar complicações de um parto extremamente prematuro, realizou um ensaio fotográfico para ficar na memória. E adivinha quem foram os modelos? Sim, os bebês prematuros. Seis meninos e meninas, das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatal e Berçário, vestiram as cores do Natal e fizeram os olhos de quem acompanhou o momento brilharem. “A gente se coloca no lugar de pais e mães que estão com seus filhos em casa e imagina como se fossem nossos filhos, por isso é gratificante proporcionar este momento”, explica Quésia Barros, técnica em Enfermagem.

Projeto reforça a humanização no maior hospital da Transamazônica

Para e pediatra Renata Lorenzoni, a iniciativa do HRPT reforça uma das bandeiras da maior unidade de saúde da Transamazônica: humanização. A médica enfatiza que o projeto “tenta trazer carinho e um pouco de felicidade neste momento em que a gente sabe que é tão importante estar perto da família”. As fotos dos mini papais e mamães Noéis foram entregues às mães como um presente daqueles que devem ser bem guardados. “Hoje a gente recebeu pais e tios visitando bebês pela primeira vez e conseguir receber a família no momento de renascimento é muito importante para dar um pouco mais de esperança”, completa a pediatra.

As roupinhas usadas pelos bebês para fazer as fotos são higienizadas e apenas as equipes do Hospital Regional podem vestir os prematuros, com todo cuidado e equipamentos de proteção, como luvas e toucas, além das mãos que são lavadas e desinfetadas com álcool. Esse protocolo é o mesmo que os profissionais desenvolvem todos os dias. Afinal, estamos falando de crianças frágeis que, até na hora da foto, devem estar sempre protegidas.

Fotos servem para registrar momentos que serão lembrados no futuro dos bebês

Além de recém-nascidos e prematuros, o ensaio de Natal também passou pelo setor das crianças maiores, como a UTI Infantil, onde Samuel Fernandes acompanha a filha, Ysadora, de 6 anos. A estudante tem o sábado como previsão de alta, então a ceia vai ser no hospital mesmo. “Eu tenho muito amor por ela e ela tem por mim. Não abandono hora nenhuma. No bom ou no ruim, onde ela estiver eu estou junto”, ensina.

Texto de Rômulo D’Castro