Hospital Regional do Tapajós ultrapassa 460 mil atendimentos em 2025
Em Itaituba, os números reforçam a importância do hospital como referência regional em traumatologia e obstetrícia de alto risco
O Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, encerra 2025 com números expressivos que evidenciam sua importância para a rede pública de saúde do oeste do Pará. Ao longo do ano, a unidade realizou 462.792 atendimentos, consolidando-se como uma das principais referências hospitalares da região.
Entre os serviços prestados, estão 43.497 consultas ambulatoriais, 5.289 cirurgias, 9.901 atendimentos de urgência e emergência, 399.569 número que reúne exames de imagem e laboratoriais, análises clínicas, procedimentos diagnósticos e sessões de hemodiálise e 4.536 internações. Os dados refletem a alta demanda e a capacidade de resposta do hospital, que atende diariamente pacientes de diversos municípios.
Entre as milhares de histórias atendidas pela unidade está a de Rosa Maria, de 59 anos. Ela buscava uma consulta com dermatologista especializada, considerada escassa na cidade e encontrou no hospital a oportunidade que precisava.
“Eu precisava muito dessa consulta com a dermatologista. Aqui na cidade é muito difícil conseguir esse profissional e eu não tinha condições de pagar uma consulta particular. Fiquei muito feliz quando consegui ser atendida. Descobri uma lesão na pele e agora vou começar o tratamento antes que piore. E o melhor: tudo isso de forma gratuita”, relatou.
Para o diretor técnico do hospital, Lucas Vergani, os números refletem o compromisso da instituição com a saúde pública e com o cuidado humanizado.
“Ultrapassar a marca de 460 mil atendimentos em um ano mostra a confiança da população no Hospital Regional do Tapajós e o empenho diário das nossas equipes. Seguimos trabalhando para garantir acesso, qualidade e segurança no atendimento, salvando vidas”, destacou.
O Hospital Regional do Tapajós é uma unidade do Governo do Pará, com gestão da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e do Instituto Social Mais Saúde. O Hospital é referência na região do Tapajós, com atendimentos de média e alta complexidade em especialidades como traumatologia, clínica médica, cirurgia geral e obstetrícia de alto risco.
Sammya Ferreira / Ascom HRT
