Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Terceiro dia do Mundial em Belém tem casa cheia, eliminações brasileiras e semifinais definidas

Arena do Mangueirinho em Belém reúne milhares de pessoas no terceiro dia do evento internacional apoiado pelo Governo do Estado

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
18/12/2025 20h38

O terceiro dia de jogos do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino 2025 começou nesta quinta-feira (18), na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém (PA), sob forte apoio da torcida paraense e brasileira. Cerca de 6 mil torcedores passaram pelo ginásio ao longo da manhã e da tarde, incentivando os clubes nacionais na luta por uma vaga nas semifinais. Apesar da mobilização nas arquibancadas, Sada Cruzeiro e Praia Clube acabaram eliminados da competição, com a derrota do time mineiro, o Vôlei Renata conseguiu a classificação em segundo lugar do grupo A com 4 pontos, após os confrontos desta quinta. 
 
O torneio segue até domingo (21) e reúne as oito melhores equipes do mundo, com três representantes brasileiros. Realizado pela primeira vez na Região Norte e na capital paraense, o Mundial é promovido pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e conta com o apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
 
Para o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, a realização do evento em Belém reforça o protagonismo do Pará no cenário esportivo internacional. “Trazer o Mundial de Clubes de Vôlei Masculino para Belém é um marco histórico. O Governo do Estado tem investido para oferecer uma estrutura de alto nível, capaz de receber grandes competições, atletas de elite e um público apaixonado pelo esporte”, destacou o secretário.

O Sada Cruzeiro se despediu do Mundial ao terminar a fase de grupos na terceira colocação do Grupo B, com três pontos conquistados em três partidas, sendo duas derrotas e uma vitória. A eliminação foi confirmada após a derrota para o Perugia, da Itália, líder do grupo, por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/23 e 25/21, em partida disputada na manhã desta quinta-feira, no Mangueirinho.
 
Com o resultado, o Perugia chegou aos oito pontos, garantiu a liderança do Grupo B e aguarda a definição da rodada para conhecer seu adversário na semifinal. Já o Cruzeiro deixa a competição sem alcançar o sonho do hexacampeonato e do bicampeonato consecutivo.
 
No período da tarde, foi a vez do Praia Clube dar adeus ao torneio após ser derrotado pelo Warta Zawiercie, da Polônia, também por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/9 e 25/14.
 
Com a vitória, o time polonês chegou aos oito pontos, assumiu a liderança do Grupo A e garantiu vaga nas semifinais. O Warta Zawiercie enfrentará o Osaka Bluteon, do Japão, segundo colocado do Grupo B. O Praia Clube encerra sua participação na competição na terceira colocação do Grupo A, com três pontos.

Público celebra estrutura e emoção inédita
 
Entre os torcedores presentes, o estudante Jonatha Vianna destacou a emoção de acompanhar pela primeira vez um Mundial de Vôlei realizado no Brasil e elogiou a estrutura do Mangueirinho.

Estudante Jonatha Vianna

“É a primeira vez que estou em um Mundial de Vôlei e também a primeira vez aqui no Mangueirinho. Estou muito feliz. Infelizmente não deu para o Cruzeiro, mas seguimos na expectativa para que os outros times brasileiros consigam a vitória. A estrutura está excelente e o conforto é muito bom”, afirmou.
 
O professor e ex-atleta de vôlei Leiff Reis levou a família para acompanhar as partidas e ressaltou a importância do evento para o esporte local. “O Mangueirinho está espetacular, em nível internacional. Trazer minha família para assistir a uma competição mundial, com grandes equipes e três times brasileiros, é algo especial. Trazer esse circuito para Belém fortalece o voleibol paraense, nacional e internacional”, disse.
 

Ainda nesta quinta-feira, já classificado para a semifinal, o Vôlei Renata, de Campinas (SP), entra em quadra contra o Al-Rayyan, do Catar, às 20h30, contando novamente com o apoio da torcida paraense, que promete vibrar do início ao fim.
 
Estão definidas as semifinais do Mundial de Clubes Masculino de Vôlei. O mata-mata terá apenas um representante brasileiro, enquanto os outros dois já foram eliminados na fase de grupos. Os jogos estão marcados para este sábado (20/12), enquanto a grande final será no domingo (21/12).
 
No Grupo A, avançaram à semi o Warta Zawiercie, da Polônia, com oito pontos, e o Campinas. A equipe brasileira se classificou sem entrar em quadra. Isso porque o Praia perdeu para os poloneses e ficou com três pontos. O time paulista, por sua vez, já soma quatro.
 
No Grupo B, Perugia, da Itália, e o Osaka, do Japão, avançaram ao mata-mata. As equipes somaram oito e sete pontos, respectivamente. 
A semifinal será em chaveamento cruzado. Ou seja, o Campinas pega o Perugia, enquanto o Warta Zawiercie encara o Osaka.

Formato da competição
 
O Mundial de Clubes de Vôlei Masculino 2025 é disputado em dois grupos, com quatro equipes cada. As partidas da fase inicial acontecem em sistema de pontos corridos até está quinta-feira (18). Os dois melhores colocados de cada grupo avançam às semifinais.

Classificação

Grupo A
1- Warta Zawiercie (Polônia) (Classificado)
2 - Vôlei Renata (Brasil) (Classificado)
3 - Praia Clube (Brasil)
4 - Al-Rayyan (Catar)
 
Grupo B 
1 - Perugia (Itália)  (Classificado)
2 - Osaka Bluteon (Japão)  (Classificado)
3 - Sada Cruzeiro (BRA)
4 - Asswehly (Líbia)

Fase final definida: 
 
20 de dezembro
- 13h – Semifinal 1: 1º do Grupo A: Warta Zawiercie (Polônia ) x Osaka (Japão) do Grupo B
- 16h30 – Semifinal 2: 2º do Grupo A: Vôlei Renata ( BRA) x Perugia (Itália) do Grupo B 
 
21 de dezembro
15h – Disputa do terceiro lugar
18h30 – Final.