Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Egressa de Design da Uepa conquista premiação nacional em São Paulo

A conquista da profissional evidencia a excelência da formação em Design na Uepa e projeta a produção acadêmica no cenário brasileiro

Por Marília Jardim (UEPA)
17/12/2025 14h26
Beatriz Melo com o prêmio na categoria Projetos Estudantis

A designer Beatriz Melo, egressa da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foi premiada na 15ª edição do Prêmio Brasileiro de Design (PBD) 2025, um dos maiores reconhecimentos do setor no País. A cerimônia de premiação ocorreu na última segunda-feira (15), em São Paulo, onde a profissional apresentou o projeto desenvolvido como seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em 2025, sob orientação do professor Sávio Fernandes.

O projeto premiado desenvolveu a identidade visual da Vórtex, um coletivo paraense voltado à promoção de eventos e fomento da cultura criativa local. Este prêmio celebra não apenas o talento individual, mas o protagonismo de alunos que elevam o prestígio da instituição por meio da criatividade e do rigor acadêmico.

O trabalho, intitulado Identidade Visual do Coletivo de Festas Vórtex, conquistou o Troféu de Bronze na categoria Projetos Estudantis – Design Gráfico. A proposta se diferenciou pelo uso de experimentos gráficos manuais, utilizando materiais  alternativos como slime (massa gelatinosa recreativa) para criar texturas únicas. Segundo Beatriz, o objetivo do trabalho "foi fortalecer a marca Vórtex através de uma estética autoral que valoriza o trabalho artesanal em contraste com o digital puro". 

Beatriz Melo e o professor da Uepa, Sávio Fernandes

A conquista de Beatriz reforça a qualidade do ensino de Design na Uepa e posiciona a produção acadêmica paraense em destaque no cenário nacional. Para a designer, a premiação valida um percurso de experimentação e inovação iniciado dentro da universidade, provando que metodologias criativas e manuais possuem alto valor de mercado e crítica.

A premiação é organizada pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) e, este ano, celebrou o tema Diferença, Potência e Coletividade. A organização enfatizou o papel do designer como um agente transformador e capaz de criar soluções colaborativas para o futuro. O processo de seleção foi rigoroso, contando com um júri de especialistas que avaliou projetos em 14 categorias, incluindo Branding, Design de Impacto Social, Design Digital e a categoria estreante de Interatividade.

Texto: Marcely Borges (Assessoria de Comunicação - Ascom/Uepa)