Curro Velho inicia celebrações do Auto de Natal com programação diversa e gratuita
Espetáculo “Nós Estrelas, 35 anos” marca o encerramento das oficinas de iniciação artística
O Auto de Natal das Crias do Curro Velho realizou o início de suas comemorações nesta sexta-feira (12), com muita celebração. O tradicional evento de encerramento do Núcleo de Oficinas Curro Velho oferece ao público o resultado do aprendizado. A programação se estende durante o final de semana, nos dias 13 e 14 de dezembro, no anfiteatro do Curro Velho, a partir das 18h30.
Com mais de 200 participantes reunidos em três dias de programação, a apresentação conta com exibições de vídeos e espaços onde será abordado o processo de criação e desenvolvimento da iniciação artística que nesses dias serão apresentados.
O espetáculo “Nós Estrelas, 35 anos” teve início na apresentação realizada no Teatro Experimental Waldemar Henrique na primeira terça-feira deste mês e continua sua celebração do universo da iniciação artística com números musicais que exalam a essência das artes produzidas nas oficinas, como: Artes Visuais, Cênicas, Musicais, Artesanato e Cultura Popular.
O ápice da noite é o espetáculo autoral “Nós Estrelas, 35 anos”, as apresentações foram criadas pelo professor José Maria Bezerra, sempre às 19h30. O processo de realização foi produzido para o público infantil e juvenil, mesmo público que realizou a confecção da obra, juntamente dos professores e oficineiros.
O coordenador de Iniciação Artística do Curro Velho, Jorge Cunha, detalha a organização e a produção das diversas apresentações de música, dança e teatro que sobem ao palco. “A gente tem uma correria no momento que está na preparação do projeto, ensaios, laboratórios, do visual do espetáculo, mas é satisfatório ver eles em cena. Porque aí a gente sabe de fato a dimensão do valor do projeto. E como ele impacta neles. Eles ficam ansiosos e no final, eles agradecem de uma forma que é muito bom da gente ver. Nesses 35 anos tem sido muito satisfatório ver essa realização”, relata.
O evento contou com a participação de Valda Maria Ferreira, avó de uma das Crias do Curro Velho que se apresentou. A feirante relata que é um momento único de celebração, se orgulha de ver sua neta participando desse momento e celebra com ela pela primeira vez. "Eu sou avó de Cria, a minha neta está ali tocando. Para mim hoje tá sendo uma coisa maravilhosa participar pela primeira vez. Então aqui é tudo de bom, tem tudo quanto é tipo de pessoa, de criança de 2 anos até 70 anos. É porque a festa é de todos: "Esse lugar é meu, é seu, é nosso". Porque não é só de um, é de todos. Então todos podem participar”, diz.
O evento mobiliza cerca de 230 pessoas em sua produção, entre elenco e equipe técnica, focadas na produção do Auto de Natal das Crias. Esse ano a programação também vãi homenagear profissionais, instrutores, técnicos de cenografia e adereços.
A Diretora do Núcleo de Oficinas Curro Velho, Celeste Iglesias, faz o convite ao público: “Além do espetáculo principal, vamos apresentar um mini documentário contando a história do projeto de iniciação artística, vai ter feira de artesanato, brechó, venda de comidas, e atrações musicais durante os três dias. Estamos preparando uma programação diversa e pulsante, como é o Curro Velho”.
A Construção do Auto de Natal das Crias do Curro Velho é uma oportunidade de contemplar, de maneira gratuita, as artes produzidas e de conferir de perto a realização das políticas públicas de cultura. A programação se estende até o domingo (14).
Confira a programação:
Data: 12,13 e 14/12/2025
Horário: 18:40h às 21h
Local: Núcleo de Oficinas Curro Velho
Endereço: Rua Professor Nelson Ribeiro, 287 – Telégrafo
A entrada é gratuita para todos os públicos
Texto: Marcos Maia - Ascom/FCP
