Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional de Oriximiná intensifica acompanhamento fonoaudiológico para pacientes internados na UTI

Profissional atua na comunicação, audição, respiração, equilíbrio e, principalmente, na deglutição dos pacientes.

Por Governo do Pará (SECOM)
12/12/2025 17h53

O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) tem intensificado o atendimento fonoaudiológico aos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Comemorado no último dia 9 de dezembro, o Dia do Fonoaudiólogo destaca a importância desse profissional, que atua diretamente em hospitais e UTIs cuidando da comunicação, audição, respiração, equilíbrio e, sobretudo, da deglutição (disfagia) dos pacientes.

Um dos pacientes avaliados recentemente foi Marlon Corrêa Nascimento, de 30 anos, morador de Monte Alegre. Ele esteve internado na UTI, recebeu alta e atualmente está em acompanhamento na Unidade de Internação. “O atendimento do fonoaudiólogo na UTI sempre ajuda as pessoas que estão com dificuldades na alimentação, respiração e em outros processos”, relatou o paciente.

O fonoaudiólogo desempenha um papel essencial ao colaborar com equipes multidisciplinares para prevenir complicações, acelerar a recuperação e melhorar a qualidade de vida, especialmente ao auxiliar na alimentação segura e no processo de retirada de sondas.
Segundo o fonoaudiólogo Presley Araujo de Souza, o trabalho na UTI começa desde a admissão do paciente.

“Eu atuo diretamente na UTI. Trabalhamos com disfagia, problema que afeta a capacidade de deglutir, atuando na prevenção, avaliação e reabilitação da deglutição”, explicou. Sobre pacientes que permanecem intubados por longos períodos, o profissional destacou: “É frequente que pacientes encaminhados para avaliação fonoaudiológica apresentem desuso da musculatura orofacial. A deglutição, entretanto, depende da execução de atividades voluntárias e da ação coordenada de mais de 30 músculos e nervos. A fonoaudiologia intervém de forma segura para melhorar o conforto e promover a recuperação dessas funções.”

A fonoaudiologia hospitalar é uma especialidade reconhecida e essencial para garantir segurança e bem-estar ao paciente crítico, reduzindo o tempo de internação e favorecendo uma recuperação mais humana e eficaz. A coordenadora da equipe multidisciplinar, enfermeira Yasmin Franco, reforça a importância da atuação do fonoaudiólogo na UTI.

“O serviço de fonoaudiologia desempenha um papel fundamental na assistência integral ao paciente crítico. A atuação envolve avaliação e reabilitação da deglutição, comunicação e audição”, destacou.

Ela complementa que o trabalho inclui triagem e intervenções precoces para identificar a disfagia, reduzindo riscos de broncoaspiração e complicações respiratórias. “Além disso, o fonoaudiólogo auxilia no processo de comunicação, especialmente em pacientes traqueostomizados ou em ventilação mecânica, favorecendo a autonomia e a participação no tratamento”, completou a enfermeira.

Atendimento 100% SUS
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) oferece atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade dispõe de 26 leitos de enfermaria, 16 leitos de acolhimento e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), garantindo assistência integral e humanizada à população da Calha Norte.

O hospital conta ainda com uma equipe multiprofissional formada por profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social, assegurando qualidade e eficácia no cuidado aos pacientes.

Texto: Uéliton Martins