Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HUMANIZAÇÃO

Pacientes internados no Hospital Metropolitano recebem presentes em celebração ao Natal

Ação de humanização levou alegria, conforto e mensagens de fé a pacientes e acompanhantes

Por Alberto Dergan (HMUE)
12/12/2025 14h27

Nesta sexta-feira (12), pacientes pediátricos e adultos do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, vivenciaram um momento especial marcado por música, mensagens de acolhimento e emoção.

Uma ação de humanização, que contou com a doação de brinquedos para as crianças e kits de higiene para os pacientes adultos, doados pela organização beneficente Capelania Abecas, que percorreu os setores levando palavras de fé, conforto e esperança aos internados e seus acompanhantes.

Entre os pacientes presentes na atividade esteve Anna Clara, de seis anos, que está em tratamento após sofrer uma queimadura. A avó, Ana Cleide, 47 anos, que veio do Acará, na região nordeste do Pará, para acompanhá-la, destacou o acolhimento recebido na unidade.

“Tenho recebido um atendimento muito bom aqui no Metropolitano. Sou muito grata. Eu não sabia que o hospital era referência em queimaduras; já tinha vindo acompanhar outros parentes por outros traumas. Quando soube, senti um alívio enorme e fiquei muito mais segura com o tratamento da minha neta”, contou.

Outra participante empolgada foi a pequena Melinda Silva, de 7 anos, que recebeu um kit médico durante a ação. Encantada com o presente, ela dividiu seu sonho. “Eu fiquei muito feliz com o meu presente. Ganhei um kit médico e quero ser médica quando crescer. Vou guardar tudo com muito carinho. Obrigada por lembrarem de mim”, agradeceu. 

A líder da Capelania, Sônia Rodrigues, que há anos dedica tempo a ações de caridade em instituições do Estado, ressaltou a importância de estar próxima das pessoas que atravessam momentos delicados.

“Nosso propósito é levar o bem, a palavra de Deus e um pouco de conforto a quem está fragilizado pela doença ou pela internação. Cada gesto simples pode tocar profundamente o coração de um paciente ou familiar. Estar aqui hoje, compartilhando carinho e esperança, é uma missão que cumprimos com muito amor”, disse.

No Hospital Metropolitano, unidade que pertence à rede de saúde pública do governo do Pará e é gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), a atividade integra o calendário do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), e reforça o compromisso com o acolhimento integral.

“No Hospital Metropolitano, o SAU busca garantir que cada paciente e acompanhante se sinta acolhido, mesmo diante de situações delicadas. Atuamos para, além de oferecer escuta, fortalecer ações como esta, que levem conforto, esperança e um cuidado que vai além do tratamento clínico”, diz Poliana da Silva.